Connect with us

Nossa Cidade

Novos agentes da Emdec já acompanham o dia a dia da mobilidade urbana em Campinas

Por tantas funções que desempenham, de tão presentes em todos os lugares, o tempo todo ajudando a monitorar o funcionamento dos espaços urbanos, às vezes nem são percebidos. Fazem parte da paisagem. Afinal, todos já contam com eles. Em 17 de novembro de 2023, uma turma com 25 novos agentes da Mobilidade Urbana de Campinas comemorou a aprovação em treinamento com carga horária de 200 horas. A capacitação cumpre as normas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e os credenciaram oficialmente.   
 
A história de dois agentes ficou em evidência entre os formandos da recente turma. Janaísa Coelho Marreiro e Delcides de Souza Cassiano são casados há 21 anos, passaram no concurso para a função e, na Emdec, estão trabalhando juntos pela primeira vez. Com o treinamento, Janaísa acredita que “percebeu que o agente tem um papel muito amplo, de salvar vidas, além de orientar, ajudar no transporte municipal. E acredito que isso é muito importante para a população”, avaliou 
 
Hoje, reforçam as equipes de agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). “O trabalho de vocês é essencial para que a cidade funcione, para que o desenvolvimento econômico de uma metrópole como Campinas funcione”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete na formatura. 
 
Atualmente, a Emdec conta com 399 agentes da Mobilidade Urbana. 
 
 
Fiscais da vida 
 
Uma profissão, muitas funções. É o agente da Mobilidade Urbana que informa à população situações de mudanças repentinas e sinistros (acidentes) no trânsito. Ele organiza o bloqueio de vias, faz a sinalização, durante qualquer evento, indicando mudanças provisórias por conta de uma obra ou outro tipo de intervenção. Orientam sobre alterações temporárias em linhas do transporte coletivo. Sua função vai além, cuida do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que é o instrumento legal que organiza o trânsito em todas as suas dimensões e instâncias.  
 
Essas são algumas das várias formas da cidade perceber o trabalho intenso desses profissionais que atendem acidentes, sinalizam e coordenam a retirada de interferências viárias. São acontecimentos que incluem desde uma árvore caída ou quedas de postes à emissão de de alertas por fios sobre calçadas e vias, veículos quebrados.  
 
Enfim, monitoram o trânsito, operam cruzamentos quando há problemas em semáforos, fiscalizam o transporte urbano nas ruas e nos terminais, o cumprimento dos horários do transporte coletivo, atuam em operações de fiscalização conjuntas com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Em diversas obras garantem a orientação de desvio, acompanham eventos, vistoriam bairros, garantem que obras e ações emergenciais e de rotina da própria Emdec, da Sanasa, das subprefeituras, Bombeiros e Samu sejam realizadas. São os agentes que estão sempre lá. 
 
Parece muito? Mas ainda fazem mais: atuam na frente das escolas para garantir a chegada e a volta às aulas com segurança, ministram palestras educativas, acompanham corridas e passeios ciclísticos e pedestres, jogos de futebol para que o acesso seja seguro, os táxis, fretamentos, o funcionamento do transporte por aplicativos e o transporte escolar.  
 
São atividades imprescindíveis para garantir a mobilidade urbana. Na verdade, onde o pensamento objetivo nem alcança, eles estão presentes para cumprir suas missões. 
 
 
Fiscalização das normas 
 
Pelas normas de trânsito, cabe ao agente desempenhar as atividades nos âmbitos relativos à segurança viária, à fiscalização e à operação. Fiscalizar é o “ato de controlar o cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito”. Ela figura como a de maior evidência. Por isso não há como confundir fiscalização com autuação.  
 
Por sua importância e relevância, as atividades desempenhadas pelos agentes da Mobilidade Urbana têm até uma data para lembrar de todas elas. O dia 23 de setembro é dedicado ao reconhecimento do trabalho desses cidadãos e cidadãs que estão 24 horas nas ruas atuando para salvar vidas. São fundamentais para garantir que toda a cidade se movimente com mais segurança.  
 
Porque nem sempre o agente de trânsito que fiscaliza está imbuído dos poderes do agente da autoridade de trânsito. É fundamental que se faça essa distinção. O agente de trânsito, reconhecido pela Emdec como agente da Mobilidade Urbana, é um cidadão formado para fiscalizar. Ele não está investido no papel de agente da autoridade de trânsito. No futuro até poderá, mas a formação será outra e a estrutura para abordagens mais amplas será adequada para essa atuação. Hoje, o agente da Mobilidade Urbana continua tendo a função de fiscalizar para salvar vidas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com