Connect with us

Nossa Cidade

Núcleo de Educação em Urgência capacita alunos da GM

Núcleo de Educação em Urgência capacita alunos da GM

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU), da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, está promovendo a capacitação de alunos da Academia da Guarda Municipal de Campinas, visando prepará-los para atuar em situações de emergência e prestar atendimento inicial que pode salvar vidas. O treinamento abrange alunos de diversas cidades, incluindo Holambra, Indaiatuba, Lindóia, Olímpia, Pinhalzinho, Potirendaba, Santo Antônio de Posse e Serra Negra.

Na última terça-feira, 4 de julho, 66 alunos participaram da aula teórica do treinamento, que será complementado com uma demonstração prática na próxima semana. Durante o treinamento, os alunos recebem orientações sobre procedimentos a serem adotados em situações críticas enquanto aguardam a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Essa é a segunda turma de alunos a passar pelo treinamento neste ano, sendo que a primeira capacitação ocorreu nos dias 22 e 26 de junho, com a participação de 63 alunos. A solicitação do treinamento partiu da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e está sendo realizado na Academia da Guarda Municipal, local onde os alunos realizam o curso de formação para agentes da corporação.

Durante a aula teórica, os alunos receberam noções básicas de primeiros-socorros, aprendendo sobre identificação de problemas, acionamento do Sistema 192 e emergências clínicas. Foram abordados temas como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, convulsões, hipoglicemia, reações alérgicas, queimaduras, doenças relacionadas ao frio e ao calor.

Já na próxima semana, os alunos terão a oportunidade de participar de uma demonstração prática, onde aprenderão técnicas de contenção de hemorragias, reconhecimento de sinais de choque e manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desobstrução em adultos, crianças e lactentes.

O responsável pelas capacitações é o enfermeiro Roni Daniel Gomes, que faz parte do NEU e do Samu. Gomes possui especialização em cardiologia, cuidados intensivos, atendimento pré-hospitalar e é instrutor certificado pela American Heart Association (AHA).

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) foi criado no ano passado pela diretoria de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti de Campinas, com o objetivo de formar, capacitar e atualizar constantemente os recursos humanos envolvidos no atendimento às urgências.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com