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Número de mortes de pedestres e motociclistas cai em vias urbanas em 2023

Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres e os motociclistas ou garupas morreram menos nas vias urbanas de Campinas em 2023, em relação ao ano passado. É o que apontam os dados do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).  
 
No período de janeiro a novembro de 2023, 23 pedestres perderam a vida em vias urbanas. São três mortes a menos que o mesmo período de 2022, quando 26 pedestres perderam a vida – uma redução de 12%. Entre os motociclistas ou garupas, foram três vidas poupadas – 29 óbitos entre janeiro e novembro de 2023 e 32 em 2022, uma redução de 9%.  
 
“Toda vida salva no trânsito demonstra que as ações preventivas estão dando resultados. Esse esforço é formado pelas campanhas de segurança viária, pelo trabalho de fiscalização, reforço da sinalização viária e pelas obras de geometria que estamos realizando pela cidade”, comentou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.    
 
Apesar das vidas salvas no período, os pedestres e motociclistas representam, respectivamente, 35,4% e 44,6% do total de 65 vítimas fatais registrado no período, em vias urbanas. O número de 65 vidas perdidas no acumulado de janeiro a novembro é 6% menor que o mesmo período de 2022 (69 óbitos).  
 
Entre as 65 mortes, estavam, também, nove ocupantes de demais veículos (13,8%) e quatro ciclistas (6,1%). Entre os ocupantes de demais veículos, houve aumento de 29% no total de mortes em vias urbanas, no período de janeiro a novembro de 2023. Foram nove vidas perdidas em 2023 e sete em 2023.  
 
Ações pela vida 
 
Diversas ações para fortalecer a segurança de pedestres e motociclistas e salvar vidas no trânsito vêm sendo realizadas pela Emdec. De forma permanente, são realizadas blitze de fiscalização e educativas voltadas para a segurança dos motociclistas. Eles também foram o principal público da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que alertou para a importância do respeito aos limites de velocidade.   
 
Entre as ações permanentes realizadas pela Emdec estão abordagens educativas voltadas para pedestres em cruzamentos com altos índices de sinistros. Em 2023, foram quase 500 ações educativas realizadas e 110 mil pessoas impactadas.  
 
A Emdec também realiza obras de geometria que reduzem a exposição de pedestres e condutores ao risco. No eixo da avenida John Boyd Dunlop, 13 pontos críticos de acidentalidade receberam obras de geometria que promoveram a redução da velocidade pelos veículos, prioridade à circulação dos pedestres, ajustes na semaforização e mudanças de circulação. 
 
Fatores de risco e alertas  
 
Ao analisar 37 do total de óbitos registrados na malha urbana em 2023, a Emdec e o Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito identificaram o excesso de velocidade em 27% dos casos e o consumo de álcool apareceu em 22%. Os percentuais consideram o total de fatores de risco analisados.  
 
O alerta fica por conta do índice de óbitos registrado nas rodovias que cortam o município. Foram 70 mortes de janeiro a novembro de 2023 contra 65 no mesmo período de 2022 – um aumento de 7%. Quando se considera a soma de vidas perdidas na malha urbana e rodoviária, o total de mortes aumenta 2% – 137 em 2023 e 134 em 2022. A Emdec ainda analisa dois óbitos que não tiveram o local da ocorrência identificado.  
 
O Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). A íntegra do boletim pode ser acessada em bit.ly/sinistrosnovembro. Os dados são preliminares e podem apresentar alterações, uma vez que a Emdec considera como vítima fatal quem morre em razão das lesões decorrentes de acidentes de trânsito a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência.  

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