Connect with us

Nossa Cidade

Número de novas empresas em Campinas cresce 26,6% no primeiro bimestre

Apesar do recrudescimento da pandemia neste início do ano, com aumento de infectados e mortes pelo novo coronavírus e impactos na economia, empreendedores estão encontrando oportunidade de novos negócios em Campinas. O número de novas empresas em Campinas cresceu 26,6% no primeiro bimestre na comparação com igual período do ano passado, enquanto o fechamento de empresas teve queda de 13%. Em fevereiro foram criados 710 negócios, maior volume mensal dos últimos dois anos. 

Em janeiro e fevereiro foram criadas 1.402 empresas e encerradas 672, enquanto em 2020, no primeiro bimestre, surgiram 1.162 novos negócios e 773 foram fechados. O levantamento é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

“É um início de ano com perspectivas positivas, especialmente porque a população começou a ser vacinada e, embora isso esteja ocorrendo de maneira ainda muito lenta, e medidas de endurecimento das regras de isolamento ainda sejam necessárias, já sinaliza um caminho de volta à vida normal”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi.

Segundo a secretária, a Administração está trabalhando para facilitar a vida do empreendedor, com desburocratização dos processos de abertura de empresas, de expedição de alvarás e todos os procedimentos para alavancar novos negócios na cidade, com geração de emprego e renda.

As microempresas lideram o movimento de retomada em um cenário em que a pandemia afeta a economia do País. Em janeiro surgiram 518 negócios enquadrados nessa categoria e em fevereiro, 538. Foram 1.056 microempresas criadas no bimestre e 525 encerradas.

As sociedades limitadas aparecem em segundo lugar no movimento de retomada. Em janeiro surgiram 503 empresas e em fevereiro, 511. O fechamento de negócios nessa categoria foi de 142 em janeiro e 72 em fevereiro. As novas empresas de pequeno porte somaram 224 e os fechamentos, 74 no bimestre.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com