Connect with us

Nossa Cidade

Números mostram declínio da pandemia e justificam abolição da máscara

A Prefeitura de Campinas apresentou, na tarde desta quarta-feira, 9 de março, dados sobre os casos de covid-19 e a situação da pandemia na cidade. O levantamento embasa as novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado no início da tarde, como a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos.

“Hoje o assunto é o uso da máscara. Este é um momento muito esperado para quem viveu as dificuldades e os desafios da pandemia”, disse o prefeito, Dário Saadi, durante live realizada no gabinete. O prefeito estava acompanhado por integrantes das secretarias de Saúde, Comunicação e Justiça.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, fez uma apresentação e explicou que todos os números relacionados à situação epidemiológica de Campinas decresceram, como novos casos, taxa de transmissão, mortes por covid, atendimentos e outros. “Este é um dia muito importante, após dois anos de pandemia. Atualmente, podemos seguir o Estado e liberar o uso de máscaras em ambiente externo, e aumentar a capacidade de público nos eventos. Campinas já foi mais restrita que o Estado, hoje a situação é mais confortável”, considerou Andrea.

Entre os dados de destaque, foi apresentada a redução de 98,9% no número de casos confirmados por covid-19, na comparação entre janeiro e março deste ano. O número de mortes também baixou 95%, no mesmo período. A variante ômicron está circulando na cidade desde novembro de 2021 e janeiro foi o mês de maior pico.

A vacinação foi fator importante para Campinas baixar os números da doença. “Campinas tem 95% da população adulta vacinada com a primeira e a segunda doses”, disse Andrea. O secretário de Saúde, Lair Zambon, considerou que “o horizonte é otimista”.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com