Connect with us

Nossa Cidade

O virtuosismo da Sinfônica em noite de gala na Sala São Paulo

Sob os acordes da delicadeza dos trompetes anunciando a abertura  “Alvorada”, do ilustre campineiro Carlos Gomes, considerado o maior compositor de óperas das Américas, teve início o concerto da Sinfônica de Campinas na emblemática Sala São Paulo, na noite da última quarta, 25 de julho, como parte da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O mesmo repertório será apresentado nesta quinta, 26, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.

 

 

“É sempre motivo de grande honra ver a Orquestra Sinfônica de Campinas expondo seu talento em cidade como São Paulo, que mostra seu cosmopolitismo e excelência”, afirmou o prefeito Jonas Donizette, presente no concerto, ao lado do governador do Estado, Márcio França, e dos secretários de Cultura do Estado, Romildo Campello, e de Campinas, Ney Carrasco. A primeira-dama, Sandra Ciocci, também foi prestigiar o concerto.

 

 

Com instrumentos em punho e virtuosismo, os músicos  interpretaram um repertório expressivo com composições de Debussy e Busoni – ambas com solos do clarinetista inglês Mark van de Wiel, que surpreendeu nos contrastes de sua performance –, e peças de Ravel. Deste último compositor, suas populares “La Valse” e a enigmática “Bolero” levantaram o público.

 

 

Ainda movido pelo instigante tema do “Bolero”, o concerto chegava ao final, quando o  maestro Victor Hugo Toro anunciou o singelo “Noturno”, de Carlos Gomes, novamente aplaudido de pé. 

 

 

De repente, a surpresa: o naipe de percussão e a clarinetista de vestido bordado, com ritmo certeiro e cheio de vigor, surpreendem com a brejeira “Brasileirinho”, do mestre Waldir Azevedo. 

 

 

Agora sim, fim de concerto. Entre palmas insistentes e reverências de “bravo!”, ainda se ouve na plateia alguém cantarolando “não há quem possa resistir, quando o chorinho brasileiro faz sentir…”

 

 

 

Serviço

Orquestra Sinfônica de Campinas

Concerto no Festival de Inverno Campos do Jordão

Regente: Victor Hugo Toro

Solista: Mark van de Wiel (clarineta)

Onde: Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão). Telefone: (12)  3662.2334

Quando: 26 de julho, quinta, 20h30 

Ingressos: R$ 50,00

Mais informações: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/o-festival/49a-edicao/

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com