Connect with us

Nossa Cidade

Obra para público infanto-juvenil é lançada em vídeo, com oficina gratuita

A Confraria da Dança, companhia campineira, disponibiliza em seu canal do YouTube, a partir do dia 30 de julho, vídeo baseado no espetáculo infantil Brinquedos e Inventos Para Dançar. No dia 4 de agosto, sexta-feira, às 8h30 e às 14h, o grupo apresenta o vídeo no teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro, seguido de bate-papo com os artistas.

No dia seguinte, sábado, 5 de agosto, haverá oficina de dança para crianças, às 8h30 e às 14h, no Espaço Cultural Maria Monteiro. Todas as atividades são gratuitas.

O vídeo foi gravado na sede da Confraria em junho de 2022, por meio de projeto contemplado pelo Edital ProAC, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa.

Segundo os fundadores da Confraria da Dança, Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a obra Brinquedos e Inventos Para Dançar tem uma relação forte com a língua portuguesa. Na peça, os intérpretes brincam com a sonoridade e o sentido das palavras, escapando de uma narrativa tradicional determinada por um começo, meio e fim. “As brincadeiras com corpo, palavras, sons e objetos são tratadas como dança. Inclusive trazemos muitas brincadeiras do cotidiano para a cena”, contam.

A oficina Dança, Ação, uma Pitada de Emoção tem como público-alvo alunos da rede pública de ensino fundamental. Há vagas para 25 crianças. Ao longo da ação, os coordenadores propõem um jogo em constante transformação para criar movimento e comunicação pelo corpo. Exercícios de alongamento, aquecimento e desbloqueio muscular são introduzidos de forma lúdica, em meio a brincadeiras. A conscientização e exploração das estruturas ósseas e musculares, além do estímulo aos sentidos, à emoção, às qualidades e fluxos de energia são desenvolvidos, resultando numa gostosa brincadeira dançada.

Sobre a Confraria da Dança

Fundada em 1996 por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a Confraria da Dança está sediada na cidade de Campinas, tendo completado 25 anos de atividades relacionadas à pesquisa, criação e produção artística. Honrando o termo “confraria” – conjunto de pessoas que se associam tendo em vista interesses e objetivos comuns – realiza parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas.

Sua atuação artística ocorre, prioritariamente, fora da capital; seus projetos contemplam ações na própria cidade/sede e em outras cidades de pequeno e médio porte do interior do Estado de São Paulo, difundindo a dança através de atividades de formação e fruição artística.

A Confraria da Dança acumula em seu percurso premiações da APCA, da FUNARTE/ MINC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, Sesi SP, Itaú Cultural/Rumos Dança.

Serviço

Lançamento do vídeo Brinquedos e Inventos para Dançar no YouTube da Confraria da Dança

Dia 30 de julho de 2022, sábado

Horário – 16h

Local – teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro

Apresentação seguida por conversa dos artistas com o público presente

Grátis (ingressos distribuídos com meia hora de antecedência)

Apresentação do vídeo

Dia – 4 de agosto, sexta-feira

Horário – 8h30 e 14h

Local – teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro

Após a apresentação, haverá bate-papo com os artistas.

Oficina Dança, Ação, uma Pitada de Emoção

Dia- 5 de agosto de 2022, sexta-feira

Horário – 8h30 e 14h

Local – Teatro do Espaço Cultural Maria Monteiro

R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta, Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com