Connect with us

Nossa Cidade

Obras do Corredor BRT Ouro Verde na Rua Piracicaba avançam a partir de 6ª

A partir da próxima sexta-feira, 31 de maio, as obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde serão estendidas para aproximadamente 400 metros da Rua Piracicaba, na região do Jardim Novo Campos Elíseos. Os trabalhos avançam para o trecho desde a rotatória entre as vias Paulo de Camargo Moraes e Luiz Marcelino Guernelli (Córrego do ‘Lixão’) até a Rua Itatiba.

 

 

“O cronograma de obras do BRT campineiro está sendo cumprido. Daqui para frente, a necessidade de grandes interdições, que impactam a circulação, diminui e vai dando espaço para a liberação parcial dos trechos”, ressalta o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 

 

As obras na Rua Piracicaba foram iniciadas em abril, com trecho inicial no entroncamento com a Avenida Ruy Rodriguez. A região recebe a construção do pavimento do corredor para os veículos BRT e da estação Piracicaba. 

 

 

Para viabilizar a nova etapa, serão bloqueadas as pistas de rolamento junto ao canteiro central, nos dois sentidos de circulação. Assim como já ocorre na extensão em obras, o novo trecho interditado passará a contar com uma faixa por sentido para o tráfego de veículos. 

 

 

Após a implantação do Corredor BRT, este trecho continuará com quatro faixas de rolamento, sendo uma por sentido para os veículos em geral e uma por sentido para os ônibus do BRT. Nas próximas etapas de obras na Rua Piracicaba, os trabalhos se estenderão até a Avenida das Amoreiras.

 

 

Medidas operacionais

 

Para minimizar os impactos viários, a Emdec aplica as medidas operacionais adotadas na etapa anterior de obras.  A velocidade máxima permitida no trecho interditado passa de 60 km/h para 40 km/h. 

 

 

O estacionamento de veículos fica proibido ao longo de toda a extensão em obras, em ambos os sentidos. Os pontos de ônibus existentes no trajeto serão mantidos. 

 

 

A Emdec programou rotas alternativas para que os motoristas evitem a região em obras. Os trajetos alternativos estarão devidamente sinalizados. 

 

A recomendação da Emdec é que os motoristas evitem circular pela região em obras, durante o período de interdição, agilizando o seu tempo de percurso pelas rotas alternativas. No trecho em obras, a prioridade de circulação é dos ônibus do transporte público coletivo. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

 

 

Concretagem

 

Ainda na Rua Piracicaba, a Emdec interdita totalmente o tráfego de veículos no trecho da via cujas obras foram iniciadas em abril. A interdição começa nesta quarta-feira, dia 29, e prossegue até a sexta-feira, 31 de maio, sempre no período das 9h às 16h. 

 

 

O bloqueio impacta o sentido bairro – centro da Rua Piracicaba, no trecho entre as vias Ruy Rodriguez e Luis Marcelino Guernelli. A medida é necessária para aplicação do pavimento de concreto que servirá ao Corredor BRT. A faixa interditada servirá de apoio ao maquinário envolvido na operação. 

 

 

A Emdec programou desvio pelas vias Abel Antônio Mendanha, Cneo Pompeu de Camargo, Ernesto Nista, Barão de Monte Mor e Amparo. Agentes da Mobilidade Urbana prestam apoio à interdição, monitorando o trânsito e orientando motoristas. 

 

 

BRT Ouro Verde

 

O novo trecho de obras na Rua Piracicaba está dentro do Lote 4 do BRT campineiro e é parte do trecho 2 do Corredor Ouro Verde. O BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão e quatro obras de arte (pontes e viadutos), saindo da região central, do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova.

 

 

O trecho 2 vai do futuro Terminal Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km de extensão. As obras desse trecho foram iniciadas em abril de 2018, na Avenida Ruy Rodriguez, onde há trabalhos simultâneos desde a região do hipermercado Extra Amoreiras, passando pelo Rio Capivari até a Rodovia dos Bandeirantes. 

 

 

Também há trabalhos do Corredor Ouro Verde em andamento na Avenida Ruy Rodriguez, na região do Parque Universitário de Viracopos (Lote 4, Trecho 3); e na Avenida das Amoreiras (Lote 3, Trecho 1), nas regiões da Vila Rica, Vila Mimosa, Jardim do Lago e São Bernardo. 

 

 

Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com