Connect with us

Hortolândia

Obras do PIC vão melhorar qualidade de vida na região central

Prefeitura coloca iluminação de LED na Av. Olívio Franceschini, asfalta trecho da Emancipação e trabalha para evitar inundação em ruas do Centro 

A região Central de Hortolândia está ficando de “cara nova”. As intervenções em realização pela Prefeitura vão garantir mais qualidade de vida para a população. A instalação dos postes de iluminação LED na avenida Olívio Franceschini, a implantação do asfalto na faixa central da avenida da Emancipação e o novo sistema de drenagem subterrânea na rua Argolino de Moraes, para evitar enchentes, são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

Os dois lados do canteiro central da avenida Olívio Franceschini recebem a colocação de postes com lâmpadas de LED desde o cruzamento com a avenida da Emancipação até a ETEC (Escola Técnica Estadual de Hortolândia). O trecho faz parte do Corredor Metropolitano, uma parceria da Prefeitura com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O serviço é realizado para modernizar a iluminação na cidade.

O trabalho já foi concluído na mais nova área de lazer de Hortolândia, o Parque Socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Jardim Nova Alvorada. A iluminação no espaço foi inaugurada neste mês. O mesmo serviço também foi concluído  na rua José João da Silva, que dá acesso à Ponte Estaiada, ao lado da empresa Magnetti Marelli.

A meta do prefeito Angelo Perugini é trocar todas as lâmpadas da cidade (que são de vapor de sódio) pela tecnologia LED, até o final de 2020. Com a modernização, a Prefeitura economizará em, pelo menos, 50% os gastos com energia elétrica. Hortolândia tem cerca de 22 mil lâmpadas em vias e áreas públicas. 

A criação de poços de visita subterrâneos, composto do sistema de drenagem urbana, prossegue na rua Argolino de Moraes, no trecho entre o posto de combustível, no cruzamento com a avenida Santana. O trabalho é parte da obra de prevenção a enchentes, que consiste, também, na implantação de grandes tubos embaixo do asfalto, além da instalação de 17 bocas de lobo, num trecho de 500 metros, desde a avenida Santana, passando pela rua Argolino de Moraes, até a rua Luiz Camilo de Camargo, na altura do Banco Bradesco. O trecho da obra que passa pela linha férrea já foi concluído.  

Assim que a atual etapa de obras estiver finalizada, os trabalhos serão iniciados no trecho seguinte, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, na quadra entre a Praça da Neusa até o Banco Bradesco, próximo do cruzamento com a rua Nelson Pereira Barbosa.

Já na avenida da Emancipação, no trecho entre a avenida Olívio Franceschini e a rotatória próxima ao Hipermercado Good Bom, a  Prefeitura realiza a implantação de asfalto na faixa central da via. O serviço será concluído ainda nesta semana. O novo asfalto ocupará um trecho de cerca de 700 metros, onde a Administração Municipal realizou obras de drenagem, com criação de bocas de lobo e colocação de tubos subterrâneos para drenagem da água da chuva.

Com a conclusão da pavimentação da faixa central, a próxima etapa da obra prevê vagas de estacionamento na via marginal, a rua Antônio Nelson Barbosa, no Jd. do Bosque. Os canteiros da Emancipação receberão, ainda, plantio de grama e paisagismo.

Os trabalhos em andamento na avenida da Emancipação proporcionarão uma nova configuração do trânsito da avenida, que terá um tráfego mais eficaz e seguro.

PIC

As obras em andamento colocarão Hortolândia no futuro e fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que promoverá desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que a cidade cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. 

Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do programa.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com