Connect with us

Nossa Cidade

Observatório: Cultura e CTI Renato Archer firmam acordo de cooperação

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura de Campinas, firmou um acordo de cooperação com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer para a realização de um conjunto de ações educativas e de divulgação técnico-científica voltadas ao Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.

 

 

“Essa parceria é muito importante porque vai ao encontro das duas vertentes do Observatório. Uma vertente que todo mundo conhece é a de visitação de escolas e turística, mas tem um caráter científico muito importante que nem todos conhecem, que é o de pesquisa astronômica, monitoramento de satélites, ações de caráter científico que complementam a vida do Observatório, e é nesse sentido que o CTI vai nos ajudar muito”, frisa o secretário de Cultura, Ney Carrasco.

 

 

Dentre os pontos destacados pelo CTI estão a promoção de atividades para a disseminação da Astronomia em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia da Informação – cuja missão é transferir conhecimento para a sociedade – e a elaboração de oficinas utilizando a metodologia Workshop para Aficionados em Software e Hardware (WASH). Outro ponto destacado por meio do acordo é a disponibilidade do CTI em contribuir para o melhoramento do Observatório, adequando-o para trabalhar em rede.

 

 

“Faz parte da missão do CTI a disseminação da Ciência. Isso está na estratégia de ciência e tecnologia da inovação e também no nosso Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações. Portanto, essa possibilidade de ter um acordo com o Observatório de Campinas, por meio da Secretária de Cultura, é uma grande oportunidade para a gente cumprir a nossa missão”, afirma o diretor do CTI Renato Archer, Victor Mammana.

 

 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com