Connect with us

Nossa Cidade

Oficinas Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas abrem inscrições

Estão abertas as inscrições para as próximas oficinas “Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas”. Em agosto, ocorrerão dois encontros, na próxima terça-feira, dia 9 de agosto, e no final do mês, em 25 de agosto. As oficinas são gratuitas, mas é preciso se inscrever porque as vagas são limitadas. Inscrições pelo site https://caminhoprointerior.com.br/ – aba “compra/inscrições on-line”.
 
Durante a oficina, serão apresentadas possibilidade e atividades promovidas pelo Caminho pro Interior, envolvendo tópicos sobre cultura, turismo rural, religioso e de natureza. O intuito é despertar o engajamento, acolhimento e possibilidades de empreendedorismo local com foco em oportunidades de desenvolvimento pessoal e de negócios.
 
A capacitação oferecida por meio das oficinas é importante para a compreensão e o despertar da população sobre a criação ou aperfeiçoamento de iniciativas sociais, culturais, turísticas, de eventos, de lazer. O treinamento também aborda a alavancagem de negócios em torno de Caminhos Turísticos e de Peregrinação, segmento do qual Campinas passa a fazer parte com a inauguração do “Caminho pro Interior”.

O Caminho pro Interior reúne 20 municípios, incluindo cinco distritos, da região de Campinas, Circuito das Águas Paulista e Sul de Minas Gerais, em um total de 537 km. O trecho da cidade de Campinas incluída no programa abrange os distritos de Joaquim Egídio e Sousas.

Este trecho foi inaugurado no dia 23 de julho, como parte das comemorações de 248 anos da cidade. Na ocaosião, um evento na Estação Ambiental do Distrito de Joaquim Egídio contou com a participação de 129 inscritos para uma caminhada inaugural, com a presença de autoridades e da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, e do diretor de Turismo, Eros Vizel.
 
Na abertura, eles ressaltaram que essa nova rota cria oportunidades para que turistas e peregrinos, assim como as populações locais, possam conhecer melhor essas comunidades, suas histórias e culturas, igrejas e capelas, além dos atrativos turísticos que cada uma delas possui.

As ações valorizam ainda referências como a Serra da Mantiqueira, suas semelhanças culturais e históricas (religiosidade, cultivo do café, produção de cachaça e outras riquezas do mundo rural, estradas de ferro, variada imigração etc.), produção artesanal e industrial específica, assim como destaques ou características especiais de cada cidade e distrito.

O trecho de Campinas conta com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; das subprefeituras de Joaquim Egídio e de Sousas, além da APA Campinas (Congeapa), COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Campinas) e da Associação de Bairro Carlos Gomes.
 
Serviço:
 

Oficinas “Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas”
 
Data: 9 de agosto, terça-feira
Hora: 16h às 19h
Local: Bar do Marcelino – Rua Dr. Heitor Penteado, 1113 – Joaquim Egídio – Campinas/SP

Data: 25 de agosto, quinta-feira
Hora: 13h às 16h
Local: Sítio Monte Belo – Av. Antônio Inácio Puppo, 1500 – Bairro Monte Belo (ao lado da Caixa d’água da Sanasa)
 
Inscrições: pelo site https://caminhoprointerior.com.br/ – aba “compra/inscrições on-line”.
Vagas limitadas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com