Connect with us

Nossa Cidade

Oficinas culturais vão oferecer mais de 1 mil vagas em 16 espaços públicos da cidade

O prefeito Dário Saadi anunciou nesta quinta-feira, 14 de dezembro, 31 oficinas culturais que vão oferecer cerca de mil vagas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, artistas, coletivos e grupos. É a primeira vez que oficinas culturais serão realizadas com o apoio da Prefeitura. As oficinas ocuparão 16 espaços públicos de diversos bairros de Campinas a partir de janeiro de 2024. As áreas contempladas são artes integradas, hip hop, circo, teatro, música e dança.
 
“Fiquei muito feliz de ver a lista das oficinas aprovadas, pela diversidade e pela distribuição geográfica, que contemplou toda a cidade. Levar cultura é levar formação e cidadania”, disse o prefeito. Ele destacou o fato de ser “o primeiro passo de, realmente, o município bancar e tentar ajudar na realização das oficinas culturais”. 
 
O prefeito parabenizou a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que conseguiu por meio de edital abrir o primeiro credenciamento para oficineiros. O edital valoriza o oficineiro que já tem vínculo cultural com o território para desenvolver as atividades junto à comunidade. 
 
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, reconheceu o esforço conjunto de sua equipe em construir, pela primeira vez, o edital de credenciamento das oficinas. “Por muitos anos, as contratações de oficinas eram feitas pontualmente por demanda. E foi a primeira vez que a gente conseguiu trazer um edital e dar ampla divulgação e ampla possibilidade de atender os oficineiros nas áreas, que chamamos de territórios da cultura. Eu tenho certeza que este esforço vai trazer um enorme impacto nas comunidades e foi neste propósito que o edital foi feito”.
 
O anúncio das oficinas culturais contou com a presença do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi; da diretora administrativa, Marianne Bockelmann; do coordenador de Cidadania Cultural, Guilherme Weiss; demais coordenadores da Secretaria e oficineiros convidados. 
 
“Este é um momento emocionante. Quando iniciamos o edital queríamos garantir que uma criança de bairro também pudesse ter acesso a aula de violão, ao teatro…Queríamos que fosse um processo contínuo e precisávamos inovar. O edital promove desenvolvimento cultural e artístico na cidade; estimula a formação cultural em diversas faixas etárias; reconhece os agentes culturais locais; contempla o acesso a equipamentos culturais e fomenta o trabalho artístico nas comunidades”. 
 
Como vai funcionar
 
As oficinas serão assim distribuídas: no primeiro período serão 14 oficinas com cerca de 500 vagas para participantes. O início é janeiro/fevereiro de 2024. No segundo período serão 17 oficinas com cerca de 500 vagas para participantes. 
 
 
As oficinas serão realizadas em equipamentos públicos, bibliotecas, museus, casas de cultura, CEUs, para que toda a população tenha acesso a estes espaços. 
 
Foram aceitas propostas de oficinas de três a seis meses de duração, que se encaixem nas áreas de artes integradas, cultura e comunicação digital, cultura hip-hop, culturas tradicionais e ou populares, desenvolvimento comunitário e territorial, resgate de conhecimentos tradicionais, gestão cultural, leitura e literatura, patrimônio e memória, transferência de tecnologias, artesanato e trabalhos manuais, artes (como circo, dança, música, teatro, audiovisual, artes visuais, fotografia, entre outras. 
 
As oficinas terão acompanhamento pedagógico da Coordenadoria de Cidadania Cultural da Secretaria. “Este edital é fruto de um trabalho de mais de dois anos. Que este projeto prospere e daqui para frente aumente o número de oficinas e de pessoas atendidas”, acrescentou o coordenador de Cidadania Cultural, Guilherme Weiss.
 
Oficineiros
 
Tomzinho Riscarolli atua há décadas na Vila Padre Anchieta com oficinas de teatro. Começou como monitor, arte-educador e oficineiro. Por meio deste edital ele vai ministrar oficinas de teatro para a Melhor Idade. “Estou lisonjeado hoje em fazer parte do lançamento destas oficinas. Cada um sabe o quanto caminhou para estar aqui hoje”.
 
Cida Santos atua há 40 anos na dança do ventre em Campinas e outras cidades da região. O reconhecimento do município aos oficineiros a emocionou. “É uma alegria estar aqui hoje no anúncio das primeiras oficinas culturais com apoio do município aos trabalhadores e artistas da Cultura. E, mais maravilhoso, é que a população será beneficiada”. 
 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com