Connect with us

Cultura & Lazer

Open mall com mais de 7 mil m2 de jardins, Galleria Shopping se destaca por ações sustentáveis e cuidados com sua fauna e flora

Galleria Shopping

Natureza é um dos destaques do empreendimento, que trata 100% do seu esgoto e dá atenção especial aos recursos hídricos e às arvores

O Dia Mundial do Meio Ambiente está chegando. Comemorada em 5 de junho, a data foi criada pela ONU para chamar a atenção para os problemas ambientais e a preservação dos nossos recursos naturais. Na região de Campinas, o Galleria Shopping se destaca como um exemplo de empreendimento pensado para a valorização do meio ambiente e da sustentabilidade.

A começar por seu projeto totalmente diferenciado: um open mall com mais de 7 mil metros quadrados de jardins e muita natureza, com cascatas que refrescam o ambiente e espaços a céu aberto, que proporcionam ventilação e muita iluminação natural. E como se não bastasse, o Galleria abriga com todo o cuidado e carinho uma fauna local. Moram por lá, lagartos, diversos tipos de pássaros, carpas, entre outras espécies.

Uma curiosidade sobre as carpas é que neste ano elas já deram cria e é possível conferir as novas moradoras no lago localizado no piso térreo e que é uma das atrações para os visitantes, principalmente para o público infantil. E por falar na fauna que habita o shopping, a família de Teiú (lagarto) também aumentou, basta procurá-los pelos jardins internos, onde eles encontram inúmeras plantas e frutas para se alimentarem.

Em relação à flora, sempre bem cuidada, anualmente é feito o replantio das espécies da área interna do empreendimento, sem que haja a necessidade de se comprar plantas novas para reabastecer os jardins. As árvores presentes são 100% catalogadas pela prefeitura de Campinas. Dessa forma, o Galleria  mantém o controle das mesmas e conta com um levantamento arbóreo interno, criado com o objetivo de manter sua área verde sempre viva, com uma quantidade mínima de espécies, sem depender da compra em grande quantidade.

Além de cuidar da sua fauna e flora, o Galleria cuida da sustentabilidade dando uma atenção toda especial aos recursos hídricos. Um poço artesiano próprio é a principal fonte de água potável do empreendimento, possibilitando uma redução média de 4.100 m³ do consumo de água potável todos os meses.

O shopping também contribui para o ciclo da água ao tratar 100% do seu esgoto. O tratamento é feito na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Galleria, construída em 2017. Atualmente, a estação produz em média 4.300 m³ de água de reuso por mês.

A água de reuso é utilizada na irrigação dos jardins, nas fontes, no lago central e nos sanitários. Somente na área das carpas essa água não é reaproveitada, pois para a saúde dos peixes, ela deve ser 100% potável. E como cuidar nunca é demais, foi feita a aquisição de um filtro ultravioleta para proporcionar uma água ainda mais pura e consequentemente, maior qualidade de vida para as carpas, que nadam tranquilas no local.

“Para manter a sustentabilidade e preservar o meio ambiente, mantemos um trabalho cuidadoso com nossa fauna e flora. Outro cuidado é com a água. Foi feito um estudo para o balanceamento hídrico do shopping, homologado junto à SANASA, e hoje sabemos como consumimos a nossa água. Foram instalados medidores de vazão para quantificarmos 100% dos nossos consumos. Assim, colaboramos com o meio ambiente e também com a nossa cidade”, destaca Leonardo Piantino, gerente geral do Galleria Shopping.

A gestão de resíduos é outra frente importante. O Galleria contratou uma empresa especializada para o  gerenciamento e coleta seletiva, visando aumentar a reciclagem do lixo gerado pelo shopping e fazer a correta destinação de resíduos. Diariamente, essa empresa faz a separação do lixo gerado pela administração e pelas lojas entre orgânico, reciclável e derivado de podas. Com os resíduos orgânicos é feita a compostagem, para que sejam transformados em adubo, enquanto os metais e plásticos são reciclados – com o plástico, por exemplo, são produzidos sacos plásticos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com