Connect with us

Policial

Operação “Fio da Meada” tem prisões, apreensão de materiais e estabelecimentos lacrados

Operação "Fio da Meada" tem prisões, apreensão de materiais e estabelecimentos lacrados

Uma operação integrada, nomeada “Fio da Meada”, foi deflagrada em Campinas para fiscalizar o comércio ilegal de recicláveis e coibir o furto e a receptação de fios de cobre. A ação, que ocorreu em 26 pontos de venda de materiais desse tipo em toda a cidade, envolveu a participação da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb).

A operação conjunta resultou em cinco prisões em flagrante delito, abrangendo crimes como furto de energia, crime ambiental, receptação e tráfico de drogas. Além disso, foi realizada a prisão de um indivíduo que estava sendo procurado pela Justiça por não ter retornado após o benefício da saída temporária. Sete pessoas foram conduzidas ao Departamento de Polícia, sendo seis por exercício ilegal de atividade e uma por crime ambiental. Todas elas responderão pelos delitos cometidos.

A força-tarefa também apreendeu 263 gramas de cocaína, 332 gramas de maconha e 54 gramas de haxixe, além de aproximadamente 150 quilos de fios de cobre. Os fiscais da Seplurb lacraram dois estabelecimentos comerciais e autuaram outros quatro, que foram intimados a encerrar suas atividades.

O secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, ressaltou a importância do decreto municipal 22.803, publicado em maio, que proíbe o comércio de fios de cobre e alumínio na cidade. Aqueles flagrados envolvidos nessa atividade estão sujeitos a uma multa de R$ 4.480 (ou mil Ufics) e, em caso de reincidência, a lacração do estabelecimento. Biggi afirmou que essa medida é um avanço implementado pelo prefeito Dário Saadi, atendendo às demandas das forças de segurança e tornando a ação mais efetiva. Ele destacou ainda a integração das forças de segurança nessa operação.

O delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), José Carlos Fernandes, também enfatizou a união de esforços entre as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e os setores administrativos da Prefeitura. Ele afirmou que as ações continuarão, com o apoio da Prefeitura, com o objetivo de coibir a receptação de produtos ilícitos.

Segundo o capitão da 2ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar, Thiago Rocha Gonçalves, a operação busca desestimular a compra de fios de cobre e pequenos objetos provenientes de furtos por estabelecimentos comerciais irregulares. A fiscalização tem o objetivo de fazer com que esses estabelecimentos atuem dentro da legalidade, buscando regularização junto à Prefeitura.

A operação “Fio da Meada” foi uma ação conjunta bem-sucedida que resultou em prisões em flagrante, apreensões de drogas e fios de cobre, além de lacração e autuação de estabelecimentos comerc

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com