Connect with us

Nossa Cidade

Operação Inverno, para população em situação de rua, começa na próxima 2ª

Operação Inverno, para população em situação de rua, começa na próxima 2ª

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, inicia nesta segunda-feira, dia 1º, a Operação Inverno 2023, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A ação se estende até o dia 30 de setembro.

“Estamos a postos novamente para enfrentar mais esse período de baixas temperaturas com todas as equipes engajadas nesse trabalho tão importante de acolhimento”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

O Serviço SOS Rua funciona de domingo a domingo no município das 8h à meia-noite. Quando não há Operação Inverno, os trabalhos ocorrem das 8h às 22h. Caso alguma pessoa veja um morador em situação de rua necessitado de abrigo pode acionar o serviço, das 8h às 18h no número (19) 3253-4512. A partir do horário noturno, das 18h à meia-noite, no whatsapp (19) 99984-6496.

O objetivo é abordar essas pessoas e, se elas aceitarem, encaminhá-las aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. Caso não aceitem, são ofertados cobertores para passar a noite. 

Ano passado, a Operação Inverno realizou 10.783 abordagens, entregou 19.273 cobertores e registrou 2.127 encaminhamentos para o albergue municipal (Samim). Nenhuma morte por hipotermia ocorreu. 

Samim

A reforma do Samim, iniciada em dezembro do ano passado, foi concluída na quarta-feira, dia 26, e a unidade voltou a abrigar para pernoite, desde ontem, pessoas em situação de rua. A unidade tem capacidade de cem pessoas, sendo 80 masculinas, 10 femininas, 8 mães com crianças e 2 leitos reservados para pessoas LGBT.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com