Connect with us

Nossa Cidade

Operações integradas no Aeroporto e na avenida Camucim resultam em 102 autuações

Duas operações integradas de fiscalização realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), pela Guarda Municipal (GM) e pela Polícia Militar (PM) resultaram em 102 autuações nesta semana. Nesta quinta-feira, 7 de março, o Aeroporto de Viracopos recebeu a “Operação Viagem Segura” e na quarta, dia 6, a blitz se concentrou na avenida Camucim.
 
No Aeroporto, a operação foi realizada nas avenidas José Amgarten e 14 Bis, no sentido bairro – Centro, com dois pontos de bloqueios. Além de verificar infrações de trânsito, os agentes atuaram na fiscalização do transporte, abordando 17 veículos do transporte por aplicativo, quatro fretados e três táxis.
 
Foram 41 autuações (36 foram aplicadas a motocicletas e cinco a automóveis), sendo que duas motocicletas apresentaram histórico de R$ 11,2 mil em multas. Treze veículos foram removidos ao Pátio Municipal (10 motocicletas e três carros). Entre as autuações, sete motocicletas apresentavam irregularidades no escapamento. Atuaram equipes da GM, PM e da segurança da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
 
Dez motos e três carros foram removidos ao Pátio. No total, foram abordados 60 veículos, sendo 50 motocicletas, um carro e nove utilitários. Nas abordagens de segurança, as forças policiais abordaram 61 pessoas.
 
Blitz na Camucim: 61 autuações
 
Na avenida Camucim, a operação de fiscalização se concentrou no sentido Centro – bairro, no cruzamento com a rua José Roberto da Silva Quitério, com apoio da Guarda Municipal. Foram 61 autuações, sendo 49 aplicadas a motocicletas e 12 a automóveis. Entre os veículos apreendidos, quatro estavam circulando com uma soma de R$ 14,2 mil em multas.
 
Vinte motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal e sete veículos sanaram as irregularidades no local (cinco carros e duas motocicletas). Destes, 10 motocicletas foram removidas por apresentarem irregularidades no escapamento, quatro por transposição do bloqueio da blitz e outras quatro por circularem com baixa definitiva.
 
Noventa e oito veículos foram abordados no total, sendo 78 motocicletas e 20 carros. A Guarda Municipal abordou 100 homens e cinco mulheres.
 
28 operações em 2024
 
Entre janeiro e março de 2024, a Emdec promoveu 28 operações conjuntas de fiscalização, que resultaram em 762 atuações. O principal objetivo das operações de fiscalização é ampliar a segurança dos demais condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. Além disso, ao coibir o transporte clandestino de passageiros, o município preserva a segurança pessoal dos passageiros.
 
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com