Connect with us

Nossa Cidade

Oportunidade de exportação para a Itália é tema de encontro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam) promoveram na tarde desta segunda-feira, 16 de abril, o Italian Day. O evento, realizado no auditório do Ciesp Campinas, apresentou para empresários da região de Campinas oportunidades de negócios com a região da Lombardia, a mais desenvolvida da Itália. O encontro também contou com a presença de empresários italianos de vários setores.

 

 

 

 

Presente no evento, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, recordou que no ano passado esteve na cidade de Lecco, na região da Lombardia. Na ocasião, o vice-prefeito assinou um acordo para que Campinas e Lecco se tornassem cidades irmãs. “Tive o prazer e a honra de ir à Lombardia. Lecco é a cidade onde o maestro campineiro Carlos Gomes morou quando estava na Itália. Normalmente, se começa uma relação internacional baseada na questão econômica, mas, no ano passado, iniciamos com uma relação na área artística que Campinas tem por conta de Carlos Gomes”, afirmou o vice-prefeito. “O segundo passo está sendo tomado agora na área econômica e espero que essa oportunidade seja aproveitada ao máximo”, completou.

 

 

 

 

Depois de fazer um resumo do potencial econômico de Campinas e região, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, destacou que o Italian Day é uma iniciativa importante para estreitar as relações entre a cidade e o país europeu. “Campinas é uma região bastante dinâmica. A Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 20 cidades e com cerca de 3,1 milhões de habitantes, tem um PIB maior do que países como a Bolívia e o Paraguai. Ou seja, as possibilidades de negócios e as oportunidades aqui são bastante grandes. Por isso, é importante aproveitarmos este mercado de exportação, mas também de mostrarmos a outros países o potencial de se investir numa região importante do Estado de São Paulo”, destacou o secretário.

 

 

 

 

A apresentação sobre os dados econômicos e mercado da região da Lombardia foi realizada por gestores da Associação Italiana de Comércio Exterior (Aice). A entidade é responsável por fomentar as exportações da Itália para o Brasil e também das exportações brasileiras para a Itália.

 

 

 

 

A delegação da Aice veio especialmente para apresentar aos produtores brasileiros as oportunidades de exportação de seus produtos para Itália. “Confesso que fiquei surpreso de ver o quanto Campinas é importante no cenário brasileiro. No dia 3 de março, em Milão (Itália), tivemos o Brazilian Day, onde falamos com todos os empreendedores que fazem parte da Aice e discutimos quais são os potenciais do Brasil. Decidimos então fazer agora o Italian Day, mostrando que a Itália está pronta para receber os produtos do Brasil”, disse Nico Rossini, presidente da Italcam. A entidade também realiza o Italian Day nesta terça-feira, 17 de abril, para empresários brasileiros na cidade de São Paulo.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com