Connect with us

Nossa Cidade

Órgão da ONU para refugiados visita Campinas e conhece atendimento

Técnicos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)  visitaram Campinas com o objetivo de conhecer os serviços oferecidos pela Administração Municipal à população imigrante e refugiada. Também apresentaram a atual situação do fluxo migratório e as possibilidades de qualificação para o atendimento dos imigrantes e refugiados.

 

 

O encontro, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira e do diretor do Departamento de Direitos Humanos, Fábio Custódio. Participaram os assistentes sênior do ACNUR William Laureano, de Elegibilidade, e Gisele Netto, de Campo.

 

 

Os representantes do ACNUR forneceram informações sobre o quadro atual do fluxo migratório para o País, abordando especialmente a situação dos venezuelanos. Apontaram que o fluxo migratório de cidadãos venezuelanos para o Brasil continua alto e que Campinas é o segundo destino mais procurado no Estado de São Paulo.

 

 

Também foram apresentadas várias possibilidades de parcerias entre a Prefeitura e a agência da ONU. Um dos destaques foram os serviços voltados para a qualificação e capacitação das equipes envolvidas no atendimento direto aos indivíduos e comunidades imigrantes e refugiadas. Os técnicos ainda salientaram que as parcerias estão disponíveis não apenas para órgãos do serviço público, mas também para organizações não governamentais.

 

 

Para a secretária Eliane Jocelaine Pereira, é essencial ampliar parcerias com as agências da ONU. “Para nós, expandir as parcerias voltadas para o atendimento do fluxo migratório não apenas com o ACNUR, mas também com a Organização Internacional de Migrações, assim como outras agências da ONU que atuam no campo dos Direitos Humanos, como a UNESCO, é essencial para que o município possa qualificar os processos de atendimento a essa população”, ressaltou.

 

 

Na visita à sede do Serviço Municipal de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida, os representantes do ACNUR constaram a intensa procura por atendimento. Também dialogaram com os técnicos da Prefeitura, contribuindo para ampliar o rol de informações necessárias para a qualificação do atendimento.

 

 

Serviço de Referência

 

 

O Serviço de Referência ao Imigrante, Refugiado e Apátrida, da Prefeitura de Campinas, realiza atendimento por meio de acolhimento, acompanhamento, articulações e processos formativos no âmbito da defesa dos direitos sociais e humanos.

 

 

A sede do serviço fica na Avenida Francisco Glicério, 1269 – 4º andar, no Centro da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Contatos podem ser feitos pelo telefone (19) 3231-1867, Ramal 7.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com