Connect with us

Nossa Cidade

Orquestra do Primeira Nota emociona público na Câmara Municipal

 

 

Quem assistiu à apresentação da Orquestra de Câmara, do projeto Primeira Nota, na tarde desta quarta-feira, 4 de outubro, na Câmara Municipal de Campinas, teve uma prévia do que serão os Concertos de Verão, marcados para novembro no Teatro Castro Mendes. E quem ainda não viu terá sua oportunidade na terça, dia 10, em novo concerto.

 

 

Na Câmara, o repertório diversificado, percorrendo trilhas sonoras que vão de Gioachino Rossini aos Beatles, levou o público de aproximadamente 150 pessoas a aplaudir de pé os músicos, e pedir bis. A solicitação foi atendida e a Orquestra encerrou a sua apresentação com Ludwig van Beethoven.

 

 

A apresentação da próxima terça será mais uma prévia dos Concertos de Verão. A Orquestra de Câmara, do Primeira Nota, mostra seu talento às 14h, no Centro de Educação Infantil (CEI) Nair Valente, no Jardim Santa Lúcia. A Orquestra de Câmara de Cordas é formada por 15 alunos e quatro professores.

 

 

O Projeto Primeira Nota

 

 

O projeto musical “Primeira Nota” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas e pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Visa oferecer gratuitamente a crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, aulas de teoria musical e de práticas de canto e de instrumentos.

 

 

As atividades são desenvolvidas no Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), na rua Doutor Betim, 520 (Telefone: 3235-2051 – e-mail: sme.escolamusica@campinas.sp.gov.br), Vila Marieta.

 

 

Não é necessário ter conhecimento prévio de música ou tocar instrumentos para se inscrever. Não é preciso também ter os instrumentos, que serão emprestados pela escola. Os alunos de 6 a 10 anos entram no curso de musicalização e os de 11 a 14 anos já podem aprender instrumentos de cordas, metais ou percussão. Cada turma tem aulas duas vezes por semana.

 

Os estudantes a partir de 10 anos têm a possibilidade de aprender violino, viola, violoncelo, contrabaixo, saxofone, trompete, trombone, tuba, flauta, clarinete e percussão. Os professores da escola são estudantes do curso de Música da Unicamp.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com