Connect with us

Nossa Cidade

Orquestra Sinfônica fará Concertos em Barão Geraldo, Nova Aparecida e Ouro Verde

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e a Sanasa apresentam uma série de Concertos Populares nos distritos da cidade no próximo final de semana, de sexta-feira a domingo, dias 26 a 28 de julho. O programa dos concertos será eclético e terá a participação da soprano brasileira Maria Carla Pino, sob a regência do maestro titular da Sinfônica, Victor Hugo Toro. A entrada é gratuita, sendo possível a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível, que será revertida para o Banco de Alimentos de Campinas.

A série de concertos começa na sexta-feira, dia 26 de julho, às 20 horas, em Barão Geraldo, com apresentação ao lado do Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel, no centro do distrito. No dia 27, sábado, o concerto será às 19 horas, na Praça de Esportes João Carlos de Oliveira (João do Pulo), na Vila Padre Anchieta, no Distrito de Nova Aparecida. No domingo, dia 28 de julho, a Orquestra se apresenta às 17 horas, no Campo do Corintinha, no Jardim Vista Alegre, no Distrito do Ouro Verde.

Os concertos da OSMC terão um programa eclético, composto de músicas de óperas famosas, principalmente do século 19, passando pelos compositores Suppé, Dvorak, Strauss, Verdi, Puccini, Offenbach e o campineiro Carlos Gomes, o mais ilustre dos compositores brasileiros. Tudo isso com a regência do maestro Victor Hugo Toro e acompanhado pela voz da soprano brasileira Maria Carla Pino.

O objetivo da parceria é levar gratuitamente cultura e arte, por meio da música da Sinfônica, para que a população dessas localidades tenha acesso ao produto musical de um dos mais importantes bens culturais de Campinas. Em março deste ano, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas recebeu a chancela de Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), e está inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão reconhecidas pela comunidade.

Em cena

À frente dos concertos da Sinfônica está o regente titular e diretor artístico Victor Hugo Toro. Nascido em Santiago, no Chile, realizou estudos de regência orquestral e graduou-se pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio OSESP, organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras no Brasil e no exterior. Foi laureado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de comendador, recebeu da Câmara Municipal de Campinas a medalha “Carlos Gomes”, pelos relevantes serviços prestados à cidade.

Na série Concertos Populares – Sinfônica & Sanasa deste próximo final de semana, a OSMC recebe como convidada a soprano  brasileira Maria Carla Pino Cury. Nascida em uma família de músicos na Paraíba, iniciou seus estudos na Universidade Federal daquele Estado. Depois de uma masterclass em Santiago, no Chile, ela foi convidada para estudar na Musik-Akademie Basel, na Suíça. Ela se formou com bacharelado em 2016 e obteve seu mestrado em 2018. Ganhou o prêmio Migros Kulturprozent em 2017 e 2018.

Maria Carla Pino Cury estreou no Theatre Basel no papel de La Princesse/La Pastorelle/Le Chauve-souris em Ravel’s L’enfant et les sortil è ges, em 2016. Ela retornou ao Theater Basel como Lucia, em Britten’s The rape of Lucretia, Papagena, em Die Zauberflöte, e em Richard Ayres, O críquete se recupera. Em uma produção estudantil, cantou Serpina, em La serva padrona, de Pergolesi. Em concerto, o seu repertório já incluiu a obra de Villa Lobos Bachianas Brasileiras n.5, o Messias de Händel, Cantatas de Bach, Massé menor de Mozart, tendo atuado em conjuntos como Kammerorchester Basel, Sinfonia de Concepción (Chile), Chorakademie Lübeck, Sinfônica da Paraíba (Brasil), Festival Virtuosi (Brasil). Em 2018, Maria Carla Pino Cury atuou junto ao estúdio de ópera da Deutsche Oper am Rhein, na Alemanha.

Serviço:

Concertos Populares – Sinfônica & Sanasa

Sexta-feira, 26 de julho, às 20h

Em Barão Geraldo, apresentação ao lado do Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel, Rua Angelo Vicentini, nº 601, no centro do distrito. 

Sábado, 27 de julho, às 19h

Distrito de Nova Aparecida, na Praça de Esportes João Carlos de Oliveira (João do Pulo), na Rua Nossa Senhora das Dores, nº 67, na Vila Padre Anchieta.

Domingo, 28 de julho, às 17h

Distrito do Ouro Verde, no Campo do Corintinha, na Rua Mônica Silveira Pizani, nº 169, no Jardim Vista Alegre.

Entrada gratuita. Doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos de Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com