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Pesquisa mostra alta aprovação dos usuários para a Saúde Digital – SUS Campinas

Pesquisa mostra alta aprovação dos usuários para a Saúde Digital - SUS Campinas

Uma pesquisa realizada com pacientes atendidos pela “Saúde Digital – SUS Campinas” revelou que o novo serviço obteve uma alta aprovação dos usuários, com uma nota média de 9,4. Entre os atendimentos realizados durante o período de testes, que ocorreram entre 27 de março e 26 de junho, um total de 1.335 pacientes foram atendidos, sendo que apenas 1,5% deles foram encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), enquanto os demais tiveram seus casos resolvidos.

A pesquisa também revelou as principais condições clínicas que levaram os pacientes a buscar as consultas na Saúde Digital. Sintomas respiratórios, diabetes e hipertensão foram responsáveis por 34% das consultas, enquanto dor crônica, condições musculares e ortopédicas representaram 9% dos casos. Infecções como dengue, febre maculosa e outras foram responsáveis por 7% das consultas, e alterações dermatológicas e condições de saúde mental representaram 6% e 5%, respectivamente.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti, a aceitação do serviço tem sido extremamente positiva, destacando a agilidade e eficácia do processo. Os testes da saúde digital com pacientes começaram em março, mas os atendimentos foram oficialmente iniciados no final de maio.

O atendimento digital está disponível em 33 centros de saúde da região. Atualmente, pacientes com queixas avaliadas como baixo risco e sem consulta agendada passam por uma triagem no centro de saúde. Caso seja necessária uma consulta médica, o serviço de teleconsulta é oferecido pela enfermeira. Se o paciente aceitar, receberá um comprovante com o horário do atendimento online via WhatsApp ou SMS. Pouco antes do horário agendado, um link será enviado ao celular do paciente, permitindo o acesso à sala virtual do médico. Esse acesso pode ser feito de qualquer lugar. Caso o paciente não possua equipamento adequado para o atendimento virtual, é possível acessar o profissional por meio de um computador disponível no centro de saúde.

No futuro, os pacientes poderão agendar as teleconsultas por meio do site da Prefeitura, do aplicativo em desenvolvimento ou pelo telefone 160.

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