Connect with us

Nossa Cidade

Padaria Social capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social

O IGA (Instituto Gastronômico das Américas) Campinas promoveu no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro, o Interiga Brasil 2019, que recebeu a etapa final do 8º Concurso Internacional de Gastronomia. No evento foi apresentada  a Padaria Social, que vai capacitar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

 

A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, apresentou a primeira turma de mulheres que serão formadas padeiras. A Padaria Social é um convênio do IGA com a Instituição Assistencial “Os Seareiros” com o objetivo de capacitar mulheres dando a oportunidade de geração de renda por meio da fabricação de pães. 

 

“A primeira turma tem 14 mulheres que terão aulas de tudo que se pode fazer na panificação. Vão aprender a fazer pães, broas, croissant… Esse tipo de iniciativa é muito gratificante porque permite atender a pessoa com vulnerabilidade de uma forma que elas sejam empoderadas e assim possam fazer dentro da própria casa ou também atuar como um pequeno empreendedor e ter uma renda”, explicou Alexandra Caprioli.

 

Segundo ela, a capacitação irá atender a moradores de regiões diferentes. “Fico muito feliz de participar disso, eu vi essa ideia nascendo e conseguimos transformar em realidade”, acrescentou.  

 

O chefe executivo do IGA, André Otero, disse que o objetivo da Padaria Social é formar as mulheres em padeiras, transformando a vida delas e das suas famílias, de forma que elas possam gerar renda, terem seu próprio negócio. “Vamos ser a primeira escola a criar o termo padeira”, disse comemorando a padaria social. 

 

 “Nosso objetivo é devolver a Campinas o que a cidade nos deu. O IGA está presente em Campinas há dez anos com 700 alunos e só tenho a agradecer”, acrescentou Otero.

 

A Padaria Social foi apresentada aos chefs convidados pela IGA para o evento:  o chef francês Érick Jacquin, conhecido do programa de TV Masterchef Brasil, o chef-padeiro Rogério Shimura foi eleito o melhor padeiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), entidade que reúne associações do segmento da panificação de todo o mundo e o chef Luiz Farias, o melhor confeiteiro do mundo e chef executivo da Academia Bunge. Farias  parabenizou a todos os envolvidos. “Como padeiro fico muito honrado e quero contribuir. A iniciativa é maravilhosa”. 

 

O Interiga é organizado pelo IGA e conta com o apoio do Campinas Convention & Visitors Bureau, FIC Brasile e Federação Italiana de Cozinha. O evento conta também com o apoio institucional da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo é parceira da Padaria Social e também do 8º Concurso Internacional de Gastronomia. A final da competição contou com a apresentação de 650 estudantes, entre cozinheiros amadores, profissionais e crianças. Os competidores vieram de outras unidades do IGA do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com