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PAI-Serviço alcança 145,3 mil viagens em 2023 e amplia acessibilidade; saiba como funciona

Promover dignidade no deslocamento de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em Campinas. Esse é o objetivo do PAI-Serviço, que oferece transporte gratuito por meio de uma frota de 53 vans adaptadas e um ônibus acessível. Gerido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o PAI-Serviço registrou um total de 145.314 viagens entre janeiro e dezembro de 2023. Houve um acréscimo de 35% no número de viagens em relação ao ano de 2022, quando foram realizadas 107.649 viagens.  
 
A média de 558 viagens diárias equivale aos dias úteis em operação. Aos finais de semana, a quantidade de viagens é reduzida. No mês com maior número de utilizações, em agosto, o serviço alcançou 13.694 viagens.  
 
Atualmente, são 1.610 usuários cadastrados e ativos, sendo 859 do sexo masculino (53,4%) e 751 do sexo feminino (46,6%). São 274 usuários até 20 anos de idade; 221 entre 21 e 40 anos; 373 entre 41 e 60 anos; 566 entre 61 e 80 anos; 175 entre 81 e 100 anos; e um usuário acima de 101 anos.  
 
Chamado de porta a porta, o transporte oferecido pelo PAI-Serviço busca o usuário no local e horário agendado e leva ao ponto de destino. Os agendamentos são priorizados na seguinte ordem: saúde, rede socioassistencial, educação, atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares) e trabalho.
 
Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h.  
 
O PAI-Serviço é subsidiado pela Administração municipal. Em 2023, o valor subsidiado (anual) foi de R$ 14,6 milhões.  
 
 
Frota renovada em 2023 
 
Em outubro do ano passado, o PAI-Serviço recebeu seis novas vans, que substituíram veículos mais antigos. As novas vans são adaptadas com três lugares para cadeirantes, além de acompanhantes. Os carros têm carroçaria Sprinter e chassi Mercedes-Benz 417 CDI, com ano 2023/2024.
 
A concessionária VB e o consórcio UrbCamp investiram R$ 2,1 milhões na renovação.  
 
 
Como se cadastrar 
 
Podem se cadastrar para utilizar o serviço pessoas com deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Basta preencher formulário disponível no site www.emdec.com.br/pai.  
 
O usuário deverá passar por avaliação médica para caracterização da deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID). O médico deverá assinar e carimbar o formulário, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM). 
 
O formulário e documentos necessários devem ser enviados à Emdec pelos Correios (rua Dr. Salles Oliveira, nº 1.028, Vila Industrial), ou em formato digital pelo Fale Conosco Emdec Web (www.emdec.com.br/faleconosco), ou via aplicativo. Também é possível entregar nos postos do Agiliza Campinas: Barão Geraldo (rua Luiz Vicentin, nº 195), Campo Grande (Subprefeitura, na Praça da Concórdia), Nova Aparecida (rua João Carlos do Amaral, nº 105) e Ouro Verde (avenida Ruy Rodrigues, nº 3.900). Os postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. 
 
O serviço também está disponível no aplicativo da Emdec. Nesse caso, o usuário pode agendar as viagens com até 30 dias de antecedência, além do cronograma padrão. Concluído esse processo, a Emdec entrará em contato para agendamento de uma visita técnica na residência do interessado. 
 
 
Como agendar as viagens 
 
Após a aprovação do cadastro, o usuário deve agendar as viagens pelo Fale Conosco 118, aplicativo, Whatsapp (19 3731-2910) ou chatbot da Emdec, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, de acordo com o seguinte cronograma: 
 
Segunda-feira – agendamentos para quinta-feira
 
Terça-feira – agendamentos para sexta-feira
 
Quarta-feira – agendamentos para sábado, domingo e segunda-feira
 
Quinta-feira – agendamentos para terça-feira
 
Sexta-feira – agendamentos para quarta-feira
 
 
Os usuários também devem confirmar suas viagens, pelos canais digitais da Emdec, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço. 
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone Fale Conosco Emdec 118, na Opção 2 – PAI-Serviço, de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Ligações de outra cidade devem ser feitas no número (19) 3731-2910, que também é o WhatsApp da Emdec.

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