Connect with us

Nossa Cidade

Palestra inicia operação do Centro de Resiliência a Desastres de Campinas

O único Centro de Resiliência a Desastres do Brasil, instalado em Campinas, realizou sua primeira atividade nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro. A oficina “Visão Sistêmica em Ações de Resiliência a Desastres” foi ministrada pela Defesa Civil em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Campinas (Ceped), da Unicamp.

O treinamento contou com a participação dos representantes das Secretarias Municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa).

O objetivo da atividade foi equiparar os conhecimentos possuídos pelos servidores no que diz respeito à visão sistêmica e resiliência. Dessa forma, principalmente aqueles que atuam em casos de emergências, como as ocasionadas por eventos climáticos, poderão ter plena compreensão da metodologia que envolve a capacidade de superar as adversidades.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o início do funcionamento do Centro, e a escolha do tema para a primeira palestra, fazem parte do compromisso assumido por Campinas no contexto da certificação recebida pelo município. Campinas foi reconhecida pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR) como o primeiro Centro de Resiliência do Brasil, e se tornou o primeiro Centro de Resiliência a Desastres do País.

“Nós vamos desenvolver estudos relacionados à resiliência a desastres e também vamos promover a transferência de conhecimento a municípios da Região Metropolitana. Lembrando que a iniciativa MCR 2030, da qual Campinas faz parte, visa assegurar que as cidades se tornem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, contribuindo para diversos objetivos globais”, detalhou Sidnei Furtado.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com