Connect with us

Nossa Cidade

Palestra motivacional com Rodrigo Raineri encerra Semana do Educador

Qual é o esforço para se chegar ao topo do mundo mesmo sem precisar ir à cordilheira do Himalaia, na Ásia? A resposta foi ouvida por dezenas de educadores da rede municipal de ensino, por meio de uma palestra ministrada pelo alpinista Rodrigo Raineri. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 24 de outubro, no encerramento da 2ª Semana Municipal de Valorização ao Educador, realizado no Teatro da IMA (Informática dos Municípios Associados), no bairro Ponte Preta. 

 

O evento com um dos mais experientes e técnicos alpinistas do Brasil teve início com a exposição “Conquiste seu Everest”. Durante a palestra, Raineri questionava os educadores “Qual é o seu Everest? Qual o seu grande desafio? Qual a sua grande missão?”.

 

Ele compartilhou as experiências mais marcantes de sua carreira em expedições aos principais picos do mundo, mostrando ao público fotos de paisagens vistas dos lugares mais altos da Terra. Ele relacionava os desafios enfrentados nas montanhas com os encarados pelos educadores, desde a gestão até a sala de aula.

 

Rodrigo possui dois livros publicados, “No Teto do Mundo” (2011) e “Imagens do Teto do Mundo” (2016). No evento, ele anunciou a doação de exemplares de suas obras para as bibliotecas das escolas municipais de Campinas.

 

Semana do Educador

 

Instituída em 2016, a Semana do Educador realiza atividades e experiências formativas para os profissionais da educação. Promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), além do Sindicato dos Professores, das Associações de Pais e Mestres e dos Conselhos Escolares, os eventos visam dar o reconhecimento do trabalho e proporcionar novas capacitações aos educadores.

 

Em sua segunda edição, a Semana começou no dia 18 com o 4º Encontro EJA em Debate, realizado no CEU Florence. Na mesma data, o Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (Naed) da Região Sul de Campinas promoveu mais uma edição do Encontros com o Currículo, com a temática “Movimentos de criação e materialidades”. A palestra com Rodrigo encerra as atividades dedicadas aos profissionais.

 

O Alpinista

 

Os 8.848 metros do Monte Everest já são bem conhecidos pelo alpinista de Ibitinga, Rodrigo Raineri. Já são três escaladas ao cume da montanha mais alta do mundo, sendo o brasileiro que mais vezes teve sucesso nessa aventura. 

 

Com 29 anos de experiência em montanhismo e atividades outdoor, Raineri idealizou e participou de diversos projetos, sendo 5 expedições ao Everest (duas pelo lado norte, na China, e três pelo lado sul, no Nepal), a descida e medição da Cachoeira do Pai Nosso, a maior do Brasil, na Serra do Araçá, localizada na Amazônia, e a escalada da Face Sul do Aconcágua, um dos grandes desafios para os alpinistas.

 

É o único brasileiro a guiar no projeto Sete Cumes, que abrange as mais altas montanhas de cada continente. Além do alpinismo, Rodrigo é palestrante, escritor, empresário, formado em Engenharia de Computação pela Unicamp e ex-professor de pós-graduação do Senac. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com