Connect with us

Nossa Cidade

Palestras na região de Campinas abordam abuso de substâncias psicoativas

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas, participa da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) de empresas e instituições da região de Campinas. A próxima já tem data marcada será em Mogi Mirim na empresa Haver & Boecker na quarta-feira, dia 11. 

 

 

Na última semana, na quinta-feira, dia 5, foi a vez da indústria Papirus, de Limeira. Mais de 100 funcionários participaram das duas palestras promovidas pela Coordenadoria, que tem sido modelo para a região, segundo a responsável pelo órgão, Josiane Lourenço. “Campinas é uma referência na prevenção ao uso de drogas e, devido ao nosso trabalho, a Coordenadoria tem sido convidada para participar de eventos e palestras sobre o tema”. 

 

 

De acordo com Josiane, quanto mais informação forem disponibilizadas para as pessoas a respeito, menos discriminação os dependentes químicos sofrerão. “Entender a problemática da dependência química enquanto doença é fundamental. Isso é o que estamos fazendo: não somente abordar os sinais de consumo e abuso de substâncias psicoativas, mas entender que a dependência é um transtorno, uma doença crônica e progressiva se não tratada”. 

 

 

A coordenadora destacou ainda que é preciso mudar o olhar das pessoas e trabalhar também o consumo de álcool, tabaco e o abuso de medicamentos. “Por serem drogas lícitas as pessoas não se atentam o suficiente para os prejuízos que podem causar à saúde”, afirma.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com