Connect with us

Nossa Cidade

Palestras orientam beneficiários do “Minha Casa” sobre orçamento doméstico

Palestras orientam beneficiários do “Minha Casa” sobre orçamento doméstico

Um ciclo de palestras promovido pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), está oferecendo aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que moram no Residencial Vilas de Taubaté uma boa ideia do que seja o controle eficiente das finanças.

Até o próximo mês de outubro, técnicos da Coordenadoria do Trabalho Técnico Social da Cohab-Campinas (CTSOC) desenvolvem atividades que visam a promoção comunitária e que terão como uma das metas orientar a gestão do orçamento doméstico, item fundamental em qualquer ambiente familiar.

De acordo com a assistente social e técnica responsável pelo projeto, Jussara Pierini, em qualquer área da vida as pessoas necessitam de orientação, principalmente, quando o assunto for finanças.

“A equipe envolvida no projeto em contato direto com a família, de uma maneira sistemática traz a dinâmica holística, chamada Roda da Vida, a qual leva o morador a uma reflexão diante ao contexto da vida, no âmbito da saúde física e mental, educação e aprendizado, profissional financeiro e interrelação pessoal e familiar, onde em autoavaliação, possa traçar e realizar seus objetivos atingindo resultados satisfatórios”, afirmou. 

Ainda de acordo com Jussara, o impacto dessa nova visão global demonstrou abrir novos horizontes do “pensar” levando o cidadão a encontrar novos caminhos para as dificuldades financeiras e maturação emocional para o cotidiano.

Para o coordenador do CTSOC, Daniel Rocha, o Trabalho Social promovido pela Sehab e aplicado pela Cohab-Campinas no empreendimento Vilas de Taubaté (PMCMV), é de suma importância.

“As palestras incentivam os moradores a exercitar a prática de orçamentação doméstica, visando melhores chances de sustentabilidade das famílias beneficiárias no empreendimento”, analisou.

Participaram também das atividades a estagiária de Serviço Social Geovana dos Santos, pela Cohab-Campinas além das colaboradoras Ana Castro e Milena Paula, pela Acic. 

Dicas Importantes

A Fundação Brasileira de Contabilidade editou um Manual de Orçamento Familiar que contém dicas valiosas sobre como planejar as finanças. Aqui estão algumas delas:

– Faça um orçamento familiar e viva dentro de suas possibilidades;

– Faça uma reunião e discuta esse tema com toda a sua família, pois a participação de todos é fundamental;

– Todos precisam estar envolvidos. Por exemplo: seu filho caçula pode ficar responsável por apagar as luzes que estão desnecessariamente acesas, reduzindo assim a sua conta de energia elétrica; sua filha adolescente pode ser instruída a ficar menos tempo ao telefone com as amigas; seu filho mais velho pode ser orientado a não ficar tanto tempo embaixo do chuveiro;

– Programe melhor as férias, e assim por diante.

Ainda segundo o manual da Fundação Brasileira de Contabilidade, não é necessário ser um especialista em finanças para se organizar financeiramente e dessa forma poder, não somente controlar os gastos, mas ainda ser capaz de guardar uma parte das receitas, que poderá ser investida e utilizada no futuro.

Definir metas e saber aonde se quer chegar é fundamental, principalmente quando se fala em dinheiro. A definição de metas é um processo no qual as necessidades transformar-se-ão em objetivos a serem alcançados, e podem ser metas de curto, médio ou longo prazo. Para conseguir alcançá-las, é necessário organização e disciplina.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com