fbpx

Palestras orientam beneficiários do “Minha Casa” sobre orçamento doméstico

Um ciclo de palestras promovido pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), está oferecendo aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que moram no Residencial Vilas de Taubaté uma boa ideia do que seja o controle eficiente das finanças.

Até o próximo mês de outubro, técnicos da Coordenadoria do Trabalho Técnico Social da Cohab-Campinas (CTSOC) desenvolvem atividades que visam a promoção comunitária e que terão como uma das metas orientar a gestão do orçamento doméstico, item fundamental em qualquer ambiente familiar.


De acordo com a assistente social e técnica responsável pelo projeto, Jussara Pierini, em qualquer área da vida as pessoas necessitam de orientação, principalmente, quando o assunto for finanças.

“A equipe envolvida no projeto em contato direto com a família, de uma maneira sistemática traz a dinâmica holística, chamada Roda da Vida, a qual leva o morador a uma reflexão diante ao contexto da vida, no âmbito da saúde física e mental, educação e aprendizado, profissional financeiro e interrelação pessoal e familiar, onde em autoavaliação, possa traçar e realizar seus objetivos atingindo resultados satisfatórios”, afirmou. 

Ainda de acordo com Jussara, o impacto dessa nova visão global demonstrou abrir novos horizontes do “pensar” levando o cidadão a encontrar novos caminhos para as dificuldades financeiras e maturação emocional para o cotidiano.

Para o coordenador do CTSOC, Daniel Rocha, o Trabalho Social promovido pela Sehab e aplicado pela Cohab-Campinas no empreendimento Vilas de Taubaté (PMCMV), é de suma importância.

“As palestras incentivam os moradores a exercitar a prática de orçamentação doméstica, visando melhores chances de sustentabilidade das famílias beneficiárias no empreendimento”, analisou.

Participaram também das atividades a estagiária de Serviço Social Geovana dos Santos, pela Cohab-Campinas além das colaboradoras Ana Castro e Milena Paula, pela Acic. 

Dicas Importantes

A Fundação Brasileira de Contabilidade editou um Manual de Orçamento Familiar que contém dicas valiosas sobre como planejar as finanças. Aqui estão algumas delas:

– Faça um orçamento familiar e viva dentro de suas possibilidades;

– Faça uma reunião e discuta esse tema com toda a sua família, pois a participação de todos é fundamental;

– Todos precisam estar envolvidos. Por exemplo: seu filho caçula pode ficar responsável por apagar as luzes que estão desnecessariamente acesas, reduzindo assim a sua conta de energia elétrica; sua filha adolescente pode ser instruída a ficar menos tempo ao telefone com as amigas; seu filho mais velho pode ser orientado a não ficar tanto tempo embaixo do chuveiro;

– Programe melhor as férias, e assim por diante.

Ainda segundo o manual da Fundação Brasileira de Contabilidade, não é necessário ser um especialista em finanças para se organizar financeiramente e dessa forma poder, não somente controlar os gastos, mas ainda ser capaz de guardar uma parte das receitas, que poderá ser investida e utilizada no futuro.

Definir metas e saber aonde se quer chegar é fundamental, principalmente quando se fala em dinheiro. A definição de metas é um processo no qual as necessidades transformar-se-ão em objetivos a serem alcançados, e podem ser metas de curto, médio ou longo prazo. Para conseguir alcançá-las, é necessário organização e disciplina.