Connect with us

Nossa Cidade

Para ajudar os pais na quarentena, Emdec disponibiliza joguinhos

Que tal aproveitar o período de quarentena imposto pelo coronavírus para ensinar as crianças sobre mobilidade segura? Para incentivar essa ideia, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está disponibilizando atividades pedagógicas gratuitas de educação para a mobilidade, inspiradas em jogos clássicos da infância. 

São três atividades lúdicas disponíveis para impressão, que estimulam um ambiente mais seguro para os deslocamentos de pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas. Os jogos estão disponíveis no site da Emdec (www.emdec.com.br), na seção “Educação”, opção “Escolas”. O formato para impressão é em papel tamanho A4. 

“Nesse período de aulas suspensas para enfrentamento à pandemia do coronavírus, resolvemos contribuir para que os pais preencham o tempo livre das crianças com atividades que formam atores do trânsito mais conscientes. São exercícios lúdicos que educam e, ao mesmo tempo, garantem o entretenimento dos pequenos”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Confira as atividades disponíveis:

Quebra-cabeça

– Apresenta o cenário de uma cidade ideal, onde pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas estão utilizando os equipamentos de segurança. Ao remontar a cena, a criança é estimulada a exercitar a cidadania e a adotar comportamentos seguros no trânsito.

Jogo dos 7 erros

– Além de pintar um cenário urbano, as crianças são estimuladas a encontrar sete ações que podem colocar as pessoas em risco no trânsito. Entre as situações ilustradas estão um carro estacionado na calçada, pedestres atravessando fora da faixa de travessia, entre outras. 

Jogo da memória da mobilidade

– Trata-se de um jogo da memória diferente. Ao invés de encontrar as imagens iguais, os pequenos deverão indicar os pares que se relacionam quando o assunto é mobilidade (idoso e vaga exclusiva; carro e cadeirinha para criança; transporte escolar e cinto de segurança; moto e capacete; entre outros).

Os jogos pedagógicos também serão divulgados nas redes sociais da Emdec (Facebook, Instagram e Twitter). Quem aderir à iniciativa pode postar imagens da experiência realizada em casa, para estimular outras crianças a aprender sobre segurança no trânsito, usando a hashtag #VivaaEducacaonoTransito.

A Emdec tem como principal missão preservar vidas no trânsito. Para isso, realiza ações de Engenharia de Tráfego, Fiscalização e Educação. No quesito “Educação”, são várias as ações e projetos, muitos permanentes, que atingem as diversas faixas etárias e atores do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e motoristas profissionais). 

Quarentena

O município adotou estado de quarentena no último dia 23 de março, em um esforço conjunto para reduzir a disseminação do coronavírus (Covid-19). A quarentena termina em 12 de abril, mas a medida pode ser prorrogada.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com