Connect with us

Nossa Cidade

Parceria entre IMA e Municípia marca proximidade entre Portugal e Brasil

A IMA, Informática de Municípios Associados S/A, e a Municípia, empresa portuguesa de TI, assinaram na terça-feira, dia 23 de junho, um Acordo de Cooperação que prevê a disponibilização de serviços de tecnologia e a troca de experiência entre as duas empresas. O principal objetivo do acordo é melhorar a prestação de serviços públicos, assim como tornar mais eficiente a aplicação de recursos.

As duas empresas possuem uma similaridade muito forte quanto aos seus objetivos: prover municípios com soluções inteligentes que agreguem valor às administrações públicas com foco na facilitação de acesso às informações e serviços para a população.

O acordo foi oficializado por intermédio de uma videoconferência que contou com a participação de Fernando Garnero, presidente da IMA, e dos diretores da empresa Márcio Ricardo, Mário Guerreiro e Valter Greve. Pelo lado lusitano, participou o diretor geral da Municípia, António Fernandes, assessorado pelo seu corpo diretivo. 

Essa parceria é um marco de proximidade entre Portugal e Brasil e um grande passo para a transformação digital dos serviços da administração pública. “Eu acho que esse é um momento muito importante, primeiro porque somos dois países que sempre se complementam, e também porque temos a chance que a Municípia leve a IMA para outros países em que se fale a língua portuguesa. Por outro lado, esperamos que a Municípia possa interagir com o mercado brasileiro através da IMA”, explicou Fernando Garnero.

Com esse acordo, a IMA vê o seu portfólio de serviços a aumentar e conta, a partir de hoje, com a experiência e o know-how da Municípia para a implementação de soluções tecnológicas de informação geográfica integradas em todas as suas áreas da administração municipal.

O Acordo de Cooperação inclui, por parte da Municípia, a disponibilização de serviços, know-how e tecnologia nas áreas de levantamento de dados geográficos, consultoria e implementação de sistemas de informação geográfica bem como o desenvolvimento e disponibilização de soluções aplicacionais de base geográfica e a produção de estudos que envolvam análise espacial de suporte a entidades públicas locais, regionais ou centrais.

A parceria traz também grandes benefícios para a Municípia, pois passa a poder contar com a IMA para implementar soluções nas áreas de educação e ação social nos seus municípios em Portugal. “De fato, o DNA das duas empresas se ligam pela prestação do serviço público e a lógica dos serviços praticados de um lado e do outro são complementares e poderá fazer a diferença naquilo que estamos propondo agora”, disse António Fernandes, diretor geral da Municípia.

A IMA – Informática de Municípios Associados, fundada em 1976, é uma empresa de economia mista criada pela Lei Municipal de Campinas, com capital pertencente à Prefeitura de Campinas e a empresas municipais da área. A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Cidades Inteligentes e Inovação com foco em Gestão Pública.

A Municípia foi criada em 1999, é uma Sociedade Anônima de capital pertencente à Administração Pública Local com mais de 150 municípios acionistas (cerca de 50% dos municípios portugueses).

Fonte: Prefeitura de Campinas

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com