Connect with us

Nossa Cidade

Parlamento Jovem: 18 escolas serão visitadas a partir desta semana e inscrições para a 2ª edição, com eleições de novos vereadores-estudantes, serão abertas em 15 de agosto

 A 2ª edição do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Campinas já está definida e começando. A partir desta quinta-feira (12), dezoito escolas particulares estão sendo visitadas pela equipe da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) para tomarem conhecimento do programa e saber como ele funciona. As inscrições aos colégios estarão abertas de 15 a 22 de agosto, por meio do site do Parlamento Jovem e, de 27 de agosto a 14 de setembro, serão eleitos os 33 vereadores-estudantes.

“A primeira edição do Parlamento foi um grande sucesso, com alunos de diversas escolas municipais envolvendo-se de maneira ativa com suas comunidades e com a política. Eles não só aprenderam como a Câmara funciona como também atuaram como vereadores de verdade, discutiram e aprovaram projetos de lei, moções e requerimentos feitos por eles, aperfeiçoaram seus conhecimentos sobre cidadania. Acredito que isso seja muito importante para gerar uma sociedade cada vez mais consciente politicamente e até mesmo formar uma nova geração de políticos mais ativa e conectada”, diz o presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi.

Ele explica que esta próxima edição terá como foco as escolas particulares. “A ideia é possibilitar que uma ampla gama de estudantes, tanto da rede pública quanto da particular, participe do Parlamento. E não podemos deixar de ressaltar que, na primeira edição, tivemos uma grande participação feminina, com uma maioria de vereadoras eleitas.Isso nos alegra, pois este interesse sinaliza para um futuro com maior participação de mulheres na política”, diz Rafa.

 O parlamento Jovem é um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática e o protagonismo político dos jovens. Com edições destinadas a alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares, o PJ  possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde estudantes eleitos pelas próprias comunidades escolares atum como um jovem vereador. O programa é coordenado pela  Elecamp ( Escola do Legislativo de Campinas) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e diversas outras instituições parceiras.

Vale lembrar que o atual formato fo PJ passou a funcionar neste ano de 2018, por iniciativa da presidência da CÂmara, que reformulou o projeto que existia até então e que havia funcionado pela última vez em 2010. O diferencial do Parlamento Jovem atual em relação às versões anteriores é justamente a formação dada pela Elecamp a professores e aos próprios alunos participantes, garantindo embasamento aos parlamentares estudantis para que possam atuar no PJ.

Cada escola participante recebe material didático sobre diversos temas presentes na Constituição Federal para reflexão e discussão com os alunos na unidade escolar, e tem autonomia para decidir como vai proceder à eleição do vereador que representará o colégio. Os alunos eleitos tomam posse e, apadrinhados por um vereador, apresentam projetos, têm a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo, desenvolver habilidades de argumentação, respeitando a diversidade de opiniões e construindo um olhar crítico sobre a realidade. As escolas que se inscreverem no site da Câmara Municipal estarão se candidatando às cadeiras do Parlamento Jovem.

São 33 ao todo, porque esse é o atual número de parlamentares da Câmara Municipal de Campinas. Porém, assim como ocorre na vida real, também são eleitos os suplentes do parlamento, que poderão vir a ocupar o cargo no caso de ausência dos titulares.

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com