Connect with us

Nossa Cidade

Parlamento Jovem é empossado na manhã desta quinta (10); entre os eleitos nas escolas públicas estão três vereadoras-estudantes e um jovem surdo

Em cerimônia que se inicia às 8h30 desta quinta (190)  com a presença dos vereadores “padrinhos”, os 33 estudantes eleitos nas próprias escolas para integrar o Parlamento Jovem serão empossados no Plenário da Câmara Municipal.  “Os professores receberam uma formação específica da Escola do Legislativo de Campinas e os próprios alunos já tiveram aulas sobre como funciona a Câmara e participaram de reuniões de preparação aqui na Casa. Agora é hora de tomarem posse e começarem os trabalhos”, diz o vereador Rafa Zimbaldi (PSB), presidente da Câmara Municipal de Campinas.

Os estudantes passarão a partir de agora a agirem como parlamentares, seguindo as regras em vigor na casa, fazendo reuniões ordinárias semanais nas quais inclusive apresentarão e votarão seus próprios projetos de lei. “É muito interessante porque desta forma eles estarão se envolvendo cada vez mais com suas comunidades e praticando a cidadania. Muitos destes projetos, inclusive, poderão ser embriões para projetos reais no futuro”, pontua Rafa.

Ele acrescenta que os alunos eleitos são uma mostra da heterogeneidade da população de Campinas e, ainda, da promovida pelos colégios. “Temos, por exemplo, um vereador estudante eleito que é surdo e estará acompanhado de um tradutor de libras nas reuniões. E é importante destacar que em três escolas venceram chapas compostas por alunas, o que, acredito, indica um interesse crescente do sexo feminino pela política que, quem sabe, venha a se refletir no futuro em uma Câmara com uma presença maior de mulheres”, diz Rafa, lembrando que na atual Legislatura a Casa tem apenas uma parlamentar, Mariana Conti (PSOL).

Luara Íris Segatti Magno, aluna da EMEF Professora Clotilde B. Von Zuben, é uma das vereadoras estudantes e, revela, foi eleita com uma proposta já estabelecida pela chapa que encabeçava em prol da saúde das mulheres. “A gente pensa em fazer uma indicação para pedir que tenha mais ultrassom na rede de saúde pública, porque, no momento, está faltando. Tem mulher que termina a gestação sem poder ter um ultrassom”, critica.

Já Luan Augusto, aluno da EMEF Júlio de Mesquita, conta por meio da tradutora de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) que tem colegas surdos que estudam de manhã e à tarde e  que gostaria de fazer um projeto para facilitar a ida deles à escola. “Eu pensei na necessidade das pessoas surdas que moram próximas: às vezes não tem ônibus e é muito difícil para pegar os alunos”, diz, completando: “Eu estou muito feliz, para mim está sendo um aprendizado novo para o futuro, minha vida e para meu trabalho.”

Entre os eleitos, o sobrenome de um suplente despertou a atenção: Zimbaldi, assim como o do presidente da Câmara. O jovem Natanael, aluno da EMEF Professor André Tosello, conta que é primo de segundo grau do vereador, mas que partiu dele mesmo a idéia de “entrar para a política”.

“Eu decidi participar por querer me envolver um pouco mais com as coisas, entender a política melhor, porque ela está na nossa vida e em tudo que fazemos. De certa forma o meu primo incentivou, mas não tanto como o meu querer”, afirma.

A posse do Parlamento Jovem está marcada para ocorrer das 8h30 ás 9h30. Na sequência haverá um intervalo e, na volta, o PJ escolherá entre seus membros os integrantes da Mesa Diretora. Todo o evento terá transmissão ao vivo da TV Câmara, em sinal digital 39.3, pelo canal 4 da NET, canal 9 da Vivo Fibra e pela Internet, na fanpage oficial do Legislativo e no canal de Youtube da TV.

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

  

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com