Connect with us

Nossa Cidade

Parlamento Jovem: Vereadores aprovam todos os projetos da pauta e ainda discutem sobre greve dos caminhoneiros

Os jovens vereadores do programa Parlamento Jovem 2018 aprovaram na manhã desta quinta-feira (24) todos os projetos que estavam na pauta da sessão. O que mais gerou discussão entre os alunos é o que regulamenta o uso de celulares nas escolas e também pede wi-fi gratuita para os estudantes. 

O projeto é de autoria da jovem vereadora Karoline Fernanda Alves que defendeu sua proposta na tribuna, ressaltando que o uso só deve ocorrer nos intervalos. Já a jovem vereadora Pilar Faria alertou que a medida é contrária a duas leis já existentes. “Temos lei municipal e estadual que proíbem o uso do celular nas escolas, então como vamos ter wi-fi se não pode levar o celular pra escola?”, questiona. Pilar ainda ressaltou que “a escola é lugar pra gente estudar”. Apesar da sua argumentação, o projeto foi aprovado com 20 votos favoráveis, 5 contrários e 4 abstenções.

Outra proposta também aprovada é a de autoria do jovem vereador Davi Henrique Oliva Silva da Rocha, que pede ao Executivo para urbanizar e criar a área de lazer denominada Praça Pública Marielle Franco, no Jardim Cristina. O autor defendeu a proposta justificando que a cidade precisa de mais áreas públicas para lazer. “Vamos homenagear essa vereadora do Rio de Janeiro que ajudou tanto a população sendo representante das minorias”, defendeu.

Por fim, no grande expediente, momento em que os jovens vereadores podem usar a tribuna para discusar sobre temas livres, três deles pediram a palavra, entre eles o presidente, Douglas Santos que pediu aos colegas que participem mais do debate. “Quero na próxima reunião mais gente participando dos debates, usando o microfone de aparte, aqui é uma Casa de debates!, finalizou o presidente.

Confira a votação completa: 

APROVADA – Item 1) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 21/18, do jovem vereador João Vitor Fernandes Pereira, que dispõe sobre a criação, conservação e utilização dos espaços de lazer e de esporte nos bairros periféricos de Campinas. (EMEF Edson Luis Lima Souto)

APROVADA – Item 2) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 10/18, da jovem vereadora Sara Jeniffer de Jesus de Souza, que dispõe sobre a obrigatoriedade da criação de bicicletários nas escolas municipais da cidade de Campinas. (EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres) 

APROVADA – Item 3) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 6/18, do jovem vereador Pedro Lucas Barbosa Mariano, que dispõe sobre a destinação de porcentagem do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de cada imóvel para a causa ambiental. (EMEF Dr. Edson Luis Chaves) 

APROVADA – Item 4) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 9/18, do jovem vereador Davi Henrique Oliva Silva da Rocha, que autoriza o Poder Executivo a urbanizar e criar a área de lazer Praça Pública Marielle Franco no Jardim Cristina. (EMEF Carmelina de Castro Rinco) 

APROVADA – Item 5) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 15/18, da jovem vereadora Pilar Faria, que dispõe sobre aulas de informática nas escolas municipais da cidade de Campinas. (EMEF Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco) 

APROVADA – Item 6) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 24/18, da jovem vereadora Karoline Fernanda Alves, que dispõe sobre o uso de celular e disponibilidade do Wi-Fi nas escolas municipais. (EMEF Padre José Narciso Vieira Ehrenberg) 

APROVADA – Item 7) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 17/18, da jovem vereadora Amanda Muniz Alves dos Santos, que torna obrigatórias ações socioeducativas nas escolas municipais de Campinas com o objetivo de inclusão e aprendizagem de adolescentes e jovens que estejam no regime de liberdade assistida. (EMEF Oziel Alves Pereira) 

Item 8) Discussão e votação de moções. 

Moções adiadas da 1ª Reunião:

• APROVADA – Moção nº 2/18, da jovem vereadora Nicole Morales Dibout, que protesta contra a falta de zelo do Poder Executivo e da Sanasa com o saneamento básico.

• APROVADA – Moção nº 3/18, do jovem vereador Ricardo Geraldo Baltazar, que apoia o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas por melhores condições de trabalho.

• APROVADA – Moção nº 5/18, da jovem vereadora Emely dos Santos Silva, que apoia a Câmara Municipal de Campinas pelo projeto Parlamento Jovem.

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com