Connect with us

Nossa Cidade

Parlamento Jovem: Vereadores usam o pequeno expediente para debater assuntos nacionais

A 3ª Reunião Plenária do programa Parlamento Jovem 2018, realizada na manhã desta quinta-feira (07/06), foi marcada por discussão de temas nacionais durante o pequeno Expediente. O presidente do PJ, jovem vereador Douglas Henryque dos Santos, falou da lei que reduz a pena dos presos que lerem a bíblia. “Estou aqui para apoiar essa ideia porque é importante ler e conhecer melhor a bíblia que ensina muita coisa, como por exemplo ‘não matarás’; ‘respeitar ao próximo’. Quero apoiar essa lei, porque pode fazer com que os presos saiam renovados”, afirma o adolescente. 

Já a jovem vereadora Ingrid Almeida usou o seu tempo de tribuna para pedir a solidariedade de todos em prol da campanha de arrecadação de doações para integrantes do Movimento Sem Terra. “Nossa escola está arrecadando roupas, então quem puder doar, nós vamos entregar para eles”. 

Outros jovens vereadores também aproveitaram o tempo de tribuna para anunciar as festas juninas que serão realizadas nas escolas em que estudam. Já na ordem do dia, entre as matérias aprovadas está o projeto de lei que pede a criação de laboratórios de ciências para melhorar o ensino dos alunos.

O PJ ainda deve realizar mais uma última reunião, no próximo dia 15 de junho e no dia 19, acontece o encerramento do programa com uma cerimônia especial. 

Primeira Parte 

Pela primeira vez no programa Parlamento Jovem 2018, a Reunião Plenária contou com a realização da primeira parte e, assim como ocorre no parlamento, o período que antecede a reuniãoo é destinado para a discussão de temas diversos. Na ocasião, a professora Vanessa Elizabeth Rocha, da escola municipal Maria Pavanatti Fávaro, falou sobre a Semana da Luta pela Educação Inclusiva. 

“É muito importante tratarmos deste assunto, principalmente neste momento em que os alunos estão em formação pessoal, para que eles não tenham preconceitos, estranhamentos e para que, principalmente, não façam formação de grupos separados dentro da escola para que todos possam se entender como pessoas iguais”, afirma a professora.

Confira como foi a votação: 

ORDEM DO DIA

APROVADO Item 1) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 5/18, do jovem vereador Ricardo Geraldo Baltazar, que dispõe sobre a melhoria do ensino de Ciências para os alunos das escolas municipais, fomentando a criação de laboratórios de Ciências em todas as escolas. (EMEF Dr. Edson Luis Chaves) 

APROVADO Item 2) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 25/18, da jovem vereadora Vitória Rodrigues Queiróz, que dispõe sobre a oferta de trabalho e de acolhimento aos dependentes químicos da cidade de Campinas. (EMEF Edson Luis Lima Souto) 

APROVADO Item 3) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 14/18, do jovem vereador Matheus S. Dourado, que dispõe sobre a nova composição do quadro de profissionais das unidades escolares do Município. (EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco) 

APROVADO Item 4) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 26/18, do jovem vereador Lucas Theodoro de Campos, que institui a Semana da Inclusão nas escolas de Ensino Fundamental do município de Campinas. (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) 

REJEITADO Item 5) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 16/18, da jovem vereadora Suellen Silva, que dispõe sobre a criação de espaços de atividades para aproveitamento de terrenos baldios. (EMEF Oziel Alves Pereira) 

APROVADO Item 6) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 27/18, do jovem vereador Luan Augusto Ferreira da Silva, que cria a disciplina curricular de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o cargo de professor surdo de Libras na rede municipal ensino de Campinas. (EMEF Julio de Mesquita Filho) 

REJEITADO – Item 7) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 7/18, da jovem vereadora Bruna Vitória dos Santos Oliveira, que dispõe sobre a instalação de placas de identificação nas áreas públicas de propriedade do Município de Campinas. (EMEF Prof. André Tosello) 

ADIADO – Item 8) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 11/18, da jovem vereadora Alessandra da Chagas Teófilo Silva, que dispõe sobre a disciplina de Informática nas escolas municipais de Campinas. (EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres) 

APROVADO – Item 9) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 22/18, do jovem vereador Gabriel Victor Silva, que dispõe sobre a melhoria da acessibilidade no sistema de transporte público do município de Campinas. (EMEF Dr. João Alves dos Santos) 

APROVADO – Item 10) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 12/18, da jovem vereadora Vanessa Rodrigues Barreto, que reduz a tarifa do transporte público no município de Campinas, firma parceria com o governo do Estado de São Paulo e dá outras providências. (EMEF Presidente Floriano Peixoto)

Item 11) Discussão e votação de moções.

APROVADA – Moção nº 7/18, do jovem vereador Luan Augusto Ferreira da Silva, que protesta contra a falta de professores bilíngues na EMEF Júlio de Mesquita Filho e de intérpretes de Libras na CEMEFEJA Professor Sérgio Rossini. 

APROVADO – Moção nº 8/18, da jovem vereadora Lívia Magalhães Cavalcante, que apoia medidas de preservação do meio ambiente. (EMEF Julio de Mesquita Filho) 

REJEITADA – Moção nº 10/18, da jovem vereadora Amanda Muniz Alves dos Santos, que apela ao Ministro da Justiça para que revise as medidas punitivas aos jovens infratores. (EMEF Oziel Alves Pereira)

 Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com