Connect with us

Nossa Cidade

Parque das Águas recebe terceiro parque infantil inclusivo de Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, inaugurou, neste sábado, dia 23 de fevereiro, um parquinho infantil inclusivo no Parque das Águas, no Parque Jambeiro

Parque-das-Águas-recebe-terceiro-parque-infantil-inclusivo-de-Campinas.jpg

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, inaugurou, neste sábado, dia 23 de fevereiro, um parquinho infantil inclusivo no Parque das Águas, no Parque Jambeiro. O parquinho é híbrido, isto é, permite que todas as crianças, com deficiência ou não, brinquem nos brinquedos adaptados: gira-gira, gangorra e dois balanços. O Parque das Águas é uma área verde referência para 30 mil pessoas que vivem nos bairros da região.

Após lembrar da grande reurbanização que o Parque das Águas passou em 2017, o prefeito Jonas Donizette destacou a entrega do parquinho, reforçando que a inclusão deve ser direito de todas as crianças e de todas as infâncias. “Dentro da criança com deficiência pulsa um coração igualzinho como de qualquer outra criança, com vontade de brincar, de sorrir, de se divertir, são os mesmo desejos de outras crianças”, afirmou Jonas Donizette, enfatizando também que os equipamentos oferecem a oportunidade das crianças brincarem juntas e com segurança, promovendo a inclusão.

A escolha do local de instalação dos brinquedos ocorreu em conjunto com o Comitê Intersetorial do plano “Primeira Infância Campineira” (PIC) e está em consonância com nossa política municipal de promoção da Cultura de Paz.

É o terceiro parquinho inclusivo na cidade. O primeiro foi inaugurado em março de 2018 e fica na Pedreira do Chapadão. O segundo foi instalado no Parque Dom Bosco e funciona desde setembro do ano passado. No total estão previstos cinco na cidade: os outros dois serão inaugurados nos próximos meses.

Serão investidos R$ 117 mil no total nos cinco parques, verbas derivadas em parte do Fundo Municipal da Criança e Adolescente e outra de termos de ajustamento de conduta.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa Com Deficiência e Direitos Humanos, com apoio das Secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Públicos. Os projetos também têm o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Esportes e Lazer, da Sanasa e do Projeto Lia, movimento nacional de pessoas querem difundir a importância da inclusão também na diversão.

A inauguração contou também com as presenças do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, secretários municipais, vereadores, moradores da região e integrantes do Projeto Lia.

Além dos parquinhos inclusivos, existem também academias para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Parque Dom Bosco, Lagoa do Taquaral, Bosque dos Jequitibás, Vila Padre Anchieta, Parque Luciano do Valle e na Pedreira do Chapadão.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com