Connect with us

Sumaré

Parque dos Animais ganha novas árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Sumaré, 05 de junho de 2018

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque dos Animais de Sumaré ganhou novas mudas de árvores nesta quinta-feira, dia 5, plantadas por alunos da Escola Municipal Antonieta Cia Viel, na região de Nova Veneza. A ação – que integra o projeto Replantar e a Agenda 21 Local – visa estimular nas crianças, desde cedo, a responsabilidade ambiental, além de contribuir para a manutenção e preservação do espaço.

A atividade é uma parceria das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e contou com a presença dos secretários Mirela Cia Medeiros e Carlos Barijan, respectivamente, além da professora Fernanda Moranza, coordenadora do projeto de Educação Ambiental da Prefeitura. Três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da EM Antonieta Cia Viel participaram da atividade.

Logo no início do dia, os alunos assistiram a vídeos de conscientização sobre os problemas sociais e saúde pública causados pela falta de cuidado com o meio ambiente, como o descarte inadequado de lixo e o desperdício de água. Em seguida, as crianças participaram de uma oficina de sustentabilidade, na qual produziram porta-lápis por meio do reaproveitamento de materiais, como rolos de papel higiênico. Depois, seguiram em passeio pelo parque, conhecendo os animais domésticos existentes no local e seus hábitos. Finalizando a atividade, os alunos realizaram o plantio das mudas.

“Nosso objetivo é estimular nas nossas crianças, desde cedo, uma postura consciente e de cuidado com relação à natureza, nossos recursos naturais e o meio em que vivemos: nossa cidade. O plantio acontece não apenas para a preservação do Parque dos Animais, mas também para que os nossos alunos se sintam parte deste projeto de valorização do município, deixando sua contribuição para uma Sumaré mais bem cuidada, mais verde, com melhor qualidade de vida”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Mirela lembrou que o projeto de Educação Ambiental da Secretaria de Educação é permanente e acontece o ano todo com os alunos da rede municipal. “Este projeto promove visitas ao Parque dos Animais e também ao CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), proporcionando às nossas crianças atividades extraclasse, em contato direto com os animais e com a natureza. Neste Dia do Meio Ambiente, complementamos o projeto com o plantio das árvores, transformando o conteúdo de sala de aula em uma ação concreta em favor da nossa cidade”, explicou Mirela.

Desde 2017, cerca de 25 mil mudas de árvores já foram plantadas em Sumaré por meio do projeto Replantar, recuperando áreas degradadas e áreas antes utilizadas para o descarte irregular de resíduos. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Barijan, aproveitou a data especial desta terça-feira para lembrar que o cuidado com o meio ambiente é dever de todos.

“Queremos aproveitar esse Dia Mundial do Meio Ambiente para reforçar a toda a população sobre a necessidade de cuidarmos do meio em que vivemos, mantendo a cidade limpa, as áreas verdes preservadas e adotando práticas mais sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais. A Prefeitura tem feito a sua parte, mas só alcançaremos bons resultados se trabalharmos em conjunto, poder público, moradores, empresas, ONGs, entre outros”, finalizou.

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser realizadas junto à Guarda Municipal, que atua como agente de fiscalização e funciona 24 horas por dia. O telefone é 153 ou 3873-2656.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com