Nossa Cidade
Parque Oziel, em Campinas, recebe sessões gratuitas de filmes

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado na terça-feira (15/04), a partir das 18h, na Praça do Parque Oziel, com atividades para as crianças de todas as idades.
Durante a abertura do evento, haverá uma apresentação da Dança do Leão Chinês, realizada pelos alunos da Associação Shaolin Chan. Na telona, serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “O Reino dos Elfos” que aborda a relação entre humanos e elfos. Os curta-metragens contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de ingresso.
Na região, a CPFL já realiza outras ações sociais como o projeto de inclusão por meio do futebol que atende a crianças e adolescentes no contraturno escolar. Ao longo de 2025, receberá visitas da Carreta Literária, além de um projeto de iniciação musical.
“Celebrar o Dia Internacional da Língua Chinesa por meio da exibição de um filme produzido neste idioma é uma excelente oportunidade de promover o intercâmbio cultural entre Brasil e China, além de fortalecer nosso compromisso com o desenvolvimento local. Ao longo de 2025, continuaremos ampliando nossas ações na comunidade com os projetos de iniciação esportiva, leitura e música, reforçando nosso compromisso de promover a transformação na vida de crianças, adolescentes e suas famílias através da cultura e do esporte,” afirma a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto, responsável pela gestão do espaço.
Troca de lâmpadas
Antes da sessão de cinema, a CPFL Paulista realizará uma ação especial de troca de lâmpadas antigas (incandescentes ou fluorescentes) por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas. A ação ocorrerá na Praça do Parque Oziel, das 12h às 17h. Para participar, basta apresentar um documento com foto e a conta de energia.
Amizade entre Brasil e China
Em 2025, o Circuito CPFL, por meio do CineSolar, tem a previsão de percorrer cerca de 100 municípios brasileiros. Este ano, as sessões do cinema itinerante integram as atividades da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, que homenageiam a amizade entre os dois países. Durante todo o mês de abril, ainda em comemoração ao Dia Mundial da Língua Chinesa, serão exibidos curtas e longas-metragens produzidos naquele país. Nos demais meses do ano, também como forma de celebrar a relação entre as nações, as sessões também terão curta-metragens com a temática chinesa a fim de aproximar o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.
A 1ª edição do CineSolar no Parque Oziel é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
“O Cinesolar é essencial para a democratização da produção audiovisual no Brasil. Além disso, ir ao cinema pode ser uma atividade cara para as famílias, que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Nesse contexto, o Cinesolarzinho surge como uma alternativa cultural gratuita e ao ar livre para toda a família proporcionando uma experiência divertida e acessível. Pensado especialmente para as crianças, o Cinesolarzinho não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O CineSolar
Desenvolvido pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2.730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
