Connect with us

Nossa Cidade

Passeio Ciclístico Noturno levou centenas de praticantes à região central

O mundo é plural. E a bicicleta, uma linguagem universal. Sobre as duas rodas, centenas de ciclistas pedalaram na mesma direção na quinta-feira, 21/07, no Passeio Ciclístico Noturno realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).  

Por cerca de 35 minutos, das 20h25 às 21h, os motoristas presssionaram o pedal por um percurso de 8 km, partindo do Largo do Rosário. Foi um evento pela mobilidade sustentável e a saúde, inclusive do próprio trânsito.  

“Sem vocês, esse passeio não aconteceria. Essa aproximação tem sido muito importante para todos os projetos da nossa cidade. Quero pedir para não desistirem, para que possamos, cada vez mais, mobilizar o uso da bicicleta”, disse, na abertura, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

Vários grupos de ciclistas se reuniram no passeio, que percorreu a Avenida Francisco Glicério, Avenida Aquidabã, Rua General Marcondes Salgado, Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e Avenida Orosimbo Maia, retornando, na sequência, à Francisco Glicério e ao Largo do Rosário.  

O evento ocorreu na data seguinte ao Dia do Respeito ao Ciclista (Lei Municipal nº 14.329/2012), promovendo a bicicleta como meio de transporte. Não foi preciso se inscrever para participar. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec trabalharam na operação de trânsito. Profissionais da área de Educação para a Mobilidade atuaram na organização e passaram informações de segurança.        

Realização e apoio  

O Passeio Ciclístico Noturno foi realizado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Guarda Municipal (GM), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Rota das Bandeiras, 10SegRemoções Emergências Médicas e de grupos de ciclistas.  

Houve orientações de primeiros socorros da PUC-Campinas, com o professor doutor Joaquim Simões e alunos da área da Saúde, e exercícios de alongamento oferecidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.   

A Emdec agradeceu o apoio dos seguintes grupos de ciclistas: Alcateia Bikers, Aqui Pedala Bikers, Box Bike Campinas, Brotokas Bike, Catracas Bike, Campinas Bike Clube, Associação de Ciclistas de Campinas – Ciclo Ativo, Coletivo de Ciclistas de Campinas – Cocicam, Domingueiras Bike Campinas, Ecos Bikers, Famílias do Pedal 2016, Garapaaas Bike Campinas, Grilos Bikers, Iron Bikers, Lorotas Bikers, Los Toros Bikers, Malokas Bikers, Mete Marcha Oficial, Nem Chama Bike Team, Noias D’Pedal, O Golpe Taí, Projeto KB2 Olhos que Guiam, Pangaré’s Bike, Pangas Bikers, Pebaláticos Bike Campinas, Pedal de Leve, Pedal Nível 1.53 Campinas, Pedala que Passa, Pedal Brothers Bike, Pedal Cilada, Pedal sem Fronteiras, Pedal Última Subida, Pé na Estrada Bike Clube, Raiz MTB Campinas, Rock MTB, Se não Aguenta Vorta, The Brothers e Unidas no Pedal.             

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com