Connect with us

Nossa Cidade

Paulo Martelli faz concerto de violão nesta quarta no Castro Mendes

Considerado uma das referências do violão erudito, o músico Paulo Martelli realiza o concerto de lançamento do DVD “A Bach Recital” em Campinas, no Teatro Castro Mendes, nesta quarta-feira, 25 de outubro, às 20h, com entrada gratuita.

 

As canções do DVD apresentam arranjos inéditos para violão de 11 cordas, escritos pelo violonista, um especialista no repertório de J.S.Bach (1685-1750), e na antologia do violão barroco.

 

 

“O violão de 11 cordas entrou na minha vida em 2004, como um presente do luthier paulista Samuel Carvalho. Embora meu fascínio tenha sido imediato, somente em 2007 decidi dedicar-me a esse instrumento com afinco. De imediato, encantei-me com sua beleza sonora, com sua tessitura ampliada, e gradativamente tomei consciência das infinitas possibilidades de adaptações de músicas compostas para outros instrumentos. 

Inicialmente, registrei algumas experiências no meu CD Miosótis, de 2006, realizando alguns arranjos influenciados pelo jazz. Posteriormente, adotei-o também para o repertório renascentista e barroco, encontrando no alto guitar um meio de realização ideal para expressar minha concepção da obra de J. S. Bach”, afirma o músico.

 

 

A pesquisa envolvendo a obra de Bach é resultado de 10 anos de pesquisa. “Em minhas versões, busco fundir o conhecimento das tendências atuais à paixão dos intérpretes românticos, uma combinação difícil, porém ideal para mim. Afinal, Bach é o compositor que encontrou o equilíbrio perfeito entre a emoção e a razão”, destaca.

 

 

Violonista brasileiro de reputação internacional, Paulo Martelli, tem desenvolvido prolífica carreira de solista, paralela à intensa e contínua atividade acadêmica. Considerado um dos melhores violonistas de sua geração, é diplomado nas melhores escolas de música dos Estados Unidos, como Juilliard School e Manhattan School of Music. 

Idealizador e curador da série Movimento Violão, um projeto que acontece consecutivamente em São Paulo nas unidades do Sesc, e em Ribeirão Preto, Araraquara e em Belo Horizonte, levando o melhor do violão erudito ao publico em apresentações mensais gratuitas.

Artista premiado, foi um dos vencedores do Artists International Competition e como prêmio, realizou seu “Debut Concert” no  Carnegie Hall. Foi vencedor também, entre outros, do IV Concurso Villa Lobos de Canto e Violão em Vitória, Espírito Santo, e do I Concurso Nacional da Faculdade Mozarteum de São Paulo. 

Martelli estudou sob a orientação de Francisco Brasilino e Henrique Pinto, tendo como principal mentor o violonista e luthier Sergio Abreu. As revistas especializadas “Guitar Player”, “Gendai Magazine of Japan” e “Guitar Solo Publications” o qualificaram como um “talento excepcional”.

 

 

Serviço

Recital de violão de Paulo Martelli

Quando: 25 de outubro, quarta, 20h.

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas).

Entrada gratuita.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com