Connect with us

Nossa Cidade

Pelo terceiro ano consecutivo, Câmara veste a camisa da Caminhada Passos que Salvam, que será realizada em 26 de novembro e alerta contra os sintomas do câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil pe a primeira causa de mortes por doença no Brasil após um ano de idade até o final da adolescência. Contudo, pode ser curado há tempo de for detectado em seus estágios mais iniciai – na medicina atual, os índices de cura se os sintomas forem identificados no início são de 70 a 80%. Para fazer este alerta, Campinas irá sediar pelo terceiro ano seguido a caminhada Passos que Salvam, e a Câmara Municipal irá mais uma vez vestir esta camisa.
“É fundamental que as pessoas tenham este conhecimento e mais uma vez a Câmara está empenhada em participar e divulgar este lindo projeto. Vamos divulgar amplamente a caminhada pela TV Câmara, falar dela em plenário e incentivar os munícipes a participarem do evento, marcado para ás 11 da manhã do dia 26 de novembro”, diz o vereador rafa Zimbaldi (PP), que ao lado do colega de bancada Rodrigo da Farmadic recebeu nestaquarta a visita do coordenador da caminhada em Campinas,   Tarcísio Meireles.  
“Nossa expectativa é reunir mais de mil pessoas nesta edição. Aqui em Campinas será a terceira, mas ela já ocorre há mais de doze anos em Barretos, onde foi criada pelo Hospital de Câncer, sempre com o objetivo maior de conscientizar sobre o câncer infantil, que é o mal que mais mata nesta faixa etária”, pontua Meireles, adiantando que o valor do kit de inscrição para a corrida – que inclui camisa e bolsa – será de R$ 35,00 e revertido totalmente à causa. Mais detalhes sobre a caminhada serão divulgadas em breve.
Vale lembrar que os pais e responsáveis pelas crianças devem estar sempre alertas e, ao sinal de alguma anormalidade, os pequenos devem ser levados a um pediatra. Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas dificilmente os meninos e meninas inventam sintomas e, por isso mesmo, a visita a um profissional médico não deve ser descartada.
Entre os sintomas mais comuns estão dos casos de câncer mais conhecidos (lembrando que não se trata de sintomas acumulativos) estão:
.• Crianças com infecções repetitivas, muito pálidas, com sangramentos e dores ósseas; •  O chamado “reflexo do olho do gato”, embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, através de fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) ou estrabismo (olhar vesgo). Geralmente, acomete crianças antes dos três anos;
• Aumento do volume ou surgimento de massa no abdômen;
• Formação de massa, visível ou não, que causar dor nos membros. Esse sintoma é frequente, por exemplo, no osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais comum em adolescentes; •  Dores de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações de comportamento e paralisia de nervos.
Texto e foto: Central de Comunicação institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com