Connect with us

Nossa Cidade

Pesquisa põe Campinas entre as 5 melhores cidades para dirigir no Brasil

Campinas está entre as cinco melhores cidades do País para dirigir. A avaliação foi feita pela empresa de inteligência de trânsito Waze, aplicativo de navegação para veículos. O ranking Waze Driver Satisfaction Index 2017 (Índice de Satisfação dos Motoristas) revela que as cinco melhores cidades para se dirigir no Brasil estão no estado de São Paulo: Atibaia, São José do Rio Preto, Grande Campinas (terceira colacada), Sorocaba e Taubaté.
Foram apontadas também as cinco piores cidades para dirigir, na ordem: Florianópolis, Manaus, João Pessoa, Belém e Vitória. O levantamento foi feito com base no nível de trânsito, segurança das vias, qualidades das vias e infraestrutura, serviços ao motorista e fatores econômicos e sociais.
O relatório também aponta que nove das 100 melhores cidades para se dirigir no mundo estão no Brasil. A comparação foi feita com base em avaliação nos 39 países onde o aplicativo Waze é ativo. Os melhores países para dirigir são Holanda, França e Estados Unidos.
A avaliação do Waze foi publicada em importantes portais de notícias (confira alguns links abaixo). Na avaliação do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, o resultado do levantamento reflete “as importantes ações que o município vem desenvolvendo para melhorar a qualidade na circulação e aumentar a segurança viária”.
Em setembro, durante evento de comemoração aos 20 anos do Código do Trânsito Brasileiro (CTB), realizado na Câmara dos Deputados, o prefeito Jonas Donizette recebeu troféu de reconhecimento por ações desenvolvidas na busca de um trânsito mais humano e seguro. A iniciativa foi promovida pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, em parceira com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Observatório Nacional de Segurança Viária.
O secretário Barreiro pontua várias frentes de ações para a obtenção dos resultados positivos. “Estamos inovando a todo o momento, com o uso de pesada engenharia de tráfego para resolver gargalos no trânsito, redução da velocidade máxima em vias importantes, privilégio ao transporte público, ações educativas e fiscalização contínua, como o videomonitoramento que acabamos de implementar efetivamente, no nosso município. E tudo com um único objetivo: a preservação da vida”.
Acidentalidade
Campinas vem reduzindo as mortes no trânsito urbano. São três anos consecutivos de queda. Em 2013 foram registradas 101 mortes no trânsito urbano campineiro. Em 2014, 96 óbitos; 2015, 88 mortes; e em 2016, 74 mortes. Recuo de 15,90% em relação à 2015; 22,92% em relação à 2014; e de 26,73% em relação à 2013.
O índice de mortalidade no trânsito urbano em Campinas, para cada grupo de 100 mil habitantes, é de 6,3, comparado com o de países considerados como de primeiro mundo. Neste quesito, Campinas fica à frente de Bélgica (6,7), Portugal (7,8), Estados Unidos (10,6), México (12,3), Chile (12,4), Argentina (13,6), Índia (16,6), Colômbia (16,8), China (18,8), Bolívia (23,2), entre outros.
O índice de Campinas também é muito inferior ao registrado pelo Brasil, que é de 23,4. Os dados de acidentalidade no mundo são da World Health Organization 2015.
Links
Confira links para alguns importantes portais de notícias que divulgaram o resultado da avaliação do Waze.
https://exame.abril.com.br/tecnologia/waze-indica-piores-cidades-para-dirigir-vencedora-nao-e-sao-paulo/
https://g1.globo.com/carros/noticia/florianopolis-manaus-e-joao-pessoa-estao-entre-as-piores-cidades-do-brasil-para-dirigir-diz-waze.ghtml
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7059851/estas-sao-melhores-cidades-brasil-para-dirigir-segundo-waze

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com