Connect with us

Nossa Cidade

Plano de Manejo: zoneamento da APA é tema de oficina neste sábado

 

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), realiza neste sábado, 21 de outubro, das 8h às 17h, oficina participativa com a população para elaboração do Plano de Manejo da APA Campinas. O encontro acontece na Escola Estadual Doutor Professor Thomas Alves, no distrito de Sousas, e tem por objetivo discutir as particularidades do zoneamento da APA . Os participantes poderão contribuir com o seu conhecimento para a complementação e o aperfeiçoamento dos dados disponíveis, expondo sua leitura da realidade e seus anseios.

 

Esta é a terceira oficina participativa realizada pela SVDS com o objetivo de construir o Plano de Manejo com a colaboração da população. Os resultados deste encontro serão discutidos depois com o Conselho Gestor da APA Campinas (Congeapa). Ainda haverá uma quarta oficina, em janeiro do ano que vem, na região do Santa Maria, para debater os programas de gestão que devem ser previstos pelo Plano de Manejo.

 

O evento é aberto aos moradores ou frequentadores dos bairros Chácaras Gargantilha, Jardim Monte Belo, Carlos Gomes e distritos de Sousa e Joaquim Egídio que queiram contribuir com a elaboração do documento. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas via email para apacampinas@walmambiental.com.br ou pelo telefone (11) 3873-7006.

 

De acordo com o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, com as oficinas, a população tem a oportunidade de contribuir com o Plano de Manejo trazendo informações, problemas e expectativas, de forma que os produtos reflitam os interesses dos participantes, considerando as especificidades e a realidade da Unidade de Conservação. “É uma forma também de contribuir com o planejamento integrado da APA Campinas, com a definição da sua missão e da visão de futuro desejada, fundamentando a revisão e complementação do seu zoneamento, diretrizes e linhas de ação de gestão”, disse o secretário.

 

Plano de Manejo

 

O plano de manejo é um documento que, a partir de diversos estudos, estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais de uma Unidade de Conservação (UC) e seu entorno. A APA de Campinas, criada pela Lei Municipal nº 10.850/01, é a UC mais antiga do município, abrangendo aproximadamente um terço do território. A unidade conta com um conselho ativo – o Congeapa – e com regramento legal que vem garantindo sua qualidade ambiental ao longo dos anos de sua atuação.

 

O Plano de Manejo da APA Campinas está sendo elaborado a partir da revisão, atualização e complementação do “Plano de Gestão da Área de Proteção Ambiental da região de Sousas e Joaquim Egídio – APA Municipal” de 1996. Um plano de manejo deve ser revisado a cada 5 anos, a fim de que as normativas mantenham-se atualizadas e condizentes com a realidade. No entanto, esse prazo expirou, havendo dificuldade na tomada de decisão no cotidiano de sua gestão.

 

Assim, após muito trabalho em conjunto com o Congeapa, foi elaborado o termo de referência para a contratação do serviço de elaboração do Plano de Manejo e, após licitação, foi contratada a empresa WALM Engenharia e Tecnologia Ambiental.

 

Toda a elaboração do plano de manejo está sendo acompanhada e validada por um grupo criado com integrantes da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fundação José Pedro de Oliveira e Congeapa.

 

 

 

Oficina de Zoneamento

 

Dia: sábado, 21 de outubro

Local: E. E. Dr. Prof. Thomas Alves

Horário: 8h às 17h

Endereço: Rua Conselheiro Antônio Prado, 160, Sousas

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com