Connect with us

Nossa Cidade

Plano Diretor prevê ações para áreas de conurbação das cidades da RMC

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Carlos Augusto Santoro revelou na manhã deste sábado as diretrizes previstas no Plano Diretor Estratégico que devem permear as relações entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas. “Não podemos viver isolados, por isso o PDE traz uma visão macrometropolitana determinando o desenvolvimento viário, ferroviário e até hidráulico envolvendo os municípios vizinhos”, explicou. 

O PDE contempla planejamento e desenvolvimento viário para as áreas de conurbação entre os municípios da RMC, como por exemplo a construção de marginais e também a duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos e da Lix da Cunha. Na área ambiental, o PDE prevê as ações de preservação e conservação das bacias hidrográficas que cortam as cidades além das obras em conjunto, como por exemplo a construção da barragem de Pedreira. 

O tema da quinta audiência pública que está debatendo o PDE era justamente “Campinas e a Região Metropolitana” e contou com a presença do assessor técnico da Agência Metropolita de Campinas (Agemcamp), Maurício Hoffmann e da coordenadora do Plano Diretor no Aeroporto de Viracopos, Cristiane Borges de Souza. 

Em virtude do assunto debatido, a audiência foi conduzida pelo vereador Campos Filho (DEM), presidente da Comissão Permanente para os Assuntos da Região Metropolitana de Campinas, na Câmara. Ele falou da importância das exposições e do trabalho em conjunto realizada entre o Executivo, Legislativo e população. “O Plano Diretor mexe com a vida de todo mundo, não só para os próximos dez anos, como também para todo o ordenamento da RMC”. 

Para o presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PP) discutir RMC dentro do Plano Diretor é essencial, já que Campinas representa o desenvolvimento e o pioneirismo para as cidades vizinhas. “Estamos elaborando um Plano Direto que sirva de exemplo para outras cidades e que sejam congruentes nos seus objetivos, sendo assim, em dez anos teremos um desenvolvimento ordenado não só de Campinas como de toda a RMC”, conclui.

Após a realização da audiência Campos adiantou que no dia 6 de dezembro a comissão deve se reunir para debater o PDE e exarar o seu parecer. Para que o Plano Direto fique apto para passar pelas duas votações (legalidade e mérito) em Plenário é necessário que todas as comissões envolvidas no processo deliberem sobre o tema e apresentem seus pareceres. 

Além de Rafa e Campos, também estiveram presentes os vereadores Luiz Henrique Cirilo (PSDB), Jorge da Farmácia (PSDB), Professor Alberto (PR) e Marcos Bernardelli (PSDB).

Última Audiência – 02/12: 

A última, de uma série de seis audiências, será realizada no próximo sábado (02/12), às 8h30, no Plenário da Câmara. O tema que encerra as discussões do PDE no Legislativo será Desenvolvimento Econômico, Rural e Social.

Assim como já ocorreu com as outras audiências, a próxima também é aberta ao público, com acesso ao local pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas no Canal 61.3 em UHF Digital, no canal 4 da NET, no site, no Facebook e no YouTube. 

Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com