Connect with us

Nossa Cidade

Plantio de mudas nativas revitaliza área no Dia Mundial do Meio Ambiente

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e da programação da Semana do Meio Ambiente (Semeia) 2019 de Campinas, cem mudas de árvores nativas foram plantadas em um canteiro nas margens da Rodovia Heitor Penteado, na altura do Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim”, no Bairro das Palmeiras. A ação parte de um Termo de Compensação Ambiental (TAC) firmado entre a Prefeitura Municipal e a construtora MRV por conta das licenças ambientais para um novo empreendimento.

 

 

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes, e o coordenador de obras da MRV, Matheus Rodrigues, estiveram no local e participaram do início do plantio das árvores. “É simbólico que isso esteja sendo feito hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, porque traz para a população a questão do cuidado e da preservação e ajuda na conscientização das pessoas”, avaliou o vice-prefeito. Para ele, ampliar o número de árvores é investir na qualidade do ar e na qualidade de vida, além de embelezar a cidade.

 

 

O  secretário do Verde, Rogério Menezes, explicou que o levantamento das áreas verdes da cidade que precisam de atenção é realizado com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que aponta quais as prioridades para a aplicação das compensações ambientais. “Os projetos de revitalização são sempre atrelados às melhorias para a comunidade do entorno”, disse. Para novos empreendimentos a serem construídos na cidade, a legislação exige uma contrapartida para a liberação do licenciamento ambiental das obras, por isso são realizados os Termos de Compensação Ambiental (TACs).

 

 

O plantio das cem mudas de árvores é a primeira fase de um projeto maior, definido na compensação ambiental de um TAC entre a MRV e a Prefeitura. A segunda etapa será o plantio na rotatória do trevo do viaduto “Bráz Soares”, próximo ao trecho revitalizado nesta quarta-feira. A terceira etapa renovará uma área na Vila Brandina, onde existe um campo de futebol utilizado pelos moradores. Lá, além de recuperar o espaço de lazer, um terreno tomado por árvores de leucena, uma espécie invasora que mata as outras, será limpa e receberá novas mudas da flora nativa.

 

 

Antes do canteiro nas margens da Rodovia Heitor Penteado receber as novas mudas, foram retiradas alguns pés de leucena, realizadas podas e o levantamento das copas das árvores para melhorar a incidência de luz solar. Foram plantadas árvores nativas de várias espécies, como araçá verde, alecrim de campinas, uvaia, jequitibá rosa e mirindiba.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com