Connect with us

Nossa Cidade

Ponte da rua Ferdinando Turquetti, no Jardim das Bandeiras, já pode ser utilizada

A nova ponte da rua Ferdinando Turquetti sobre o córrego Taubaté, no Jardim das Bandeiras, foi liberada para o trânsito de veículos nesta sexta-feira, 15 de dezembro. A população já pode utilizar a estrutura que foi reconstruída por meio de um contrato emergencial. A ponte havia sido afetada pelas chuvas do início do ano.
 
 
A ponte foi totalmente refeita, incluindo limpeza, contenção e estabilização das margens. Os trabalhos, sob gestão da Secretaria de Infraestrutura, foram iniciados em maio e a obra teve investimento de R$ 3,1 milhões. A empresa contratada foi a Rual Construções e Comércio Ltda. Para que a população não ficasse sem acesso durante o período de obras, o exército instalou uma ponte metálica de campanha, que será retirada na próxima semana.
 
 
De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, entre as pontes danificadas pelas chuvas do começo do ano, a da rua Ferdinando Turquetti era a que mais afetava a população. Moradores de condomínios próximos chegaram a ficar isolados. Por isso, o apoio do exército foi fundamental. “O exército se disponibilizou e implantou em poucos dias a ponte de campanha. Ajudou muito a população enquanto estávamos realizando a construção da nova passagem”, afirmou. A entrega foi comemorada pelo prefeito. “Essa ligação é fundamental para a mobilidade urbana em nossa cidade”, completou.
 
 
A ponte conta com uma estrutura moderna, com lajes de aproximação e vigas de concreto. “É um projeto muito bem feito e construído. Estamos felizes por podermos entregar mais esta obra”, contou o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro. A estrutura do exército será retirada na próxima semana e, com isso, a estrutura da ponte também receberá mais alguns serviços como limpeza e desassoreamento do córrego. O gabião na lateral também será completado.
 
 
Cerimônia
 
A cerimônia teve a participação do chefe do estado maior da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Coronel Flávio Henrique Mattos Moreira, que destacou a vocação do Exército Brasileiro para apoiar a população. A ponte vai agora para o Batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba onde será colocada em condições para novo uso, dentro do Exército ou para apoiar a Defesa Civil.
 
 
“Estamos entrando em um período em que situações semelhantes podem ocorrer”, lembrou. Ele destacou ainda a parceria com a Prefeitura e os diversos órgãos da administração. “Essas ações têm que ter o cunho de atingir a população que está precisando. Nessas situações precisamos unir forças e isso foi feito”, afirmou.
 
 
A liberação da ponte teve a presença dos moradores. O líder comunitário do Parque das Bandeiras, André Souza, acompanhou todo o processo desde a queda da ponte até a entrega da nova estrutura. “Essa ponte é muito importante porque ela liga bairros e é uma forma de fugir do trânsito da Rodovia Santos Dumont. A ação rápida do governo para trazer a ponte do Exército e depois construir a definitiva foi muito importante”, afirmou.
 
 
Conforme André, a ponte dá acesso a diversos bairros. De um lado, estão áreas como o Parque das Bandeiras, São José, Santa Cruz, Jardim do Lago; do outro Icaraí, Jardim Estela, Carvalho de Moura, Jardim do Lago Continuação e Gleba B.
 
 
Também moradora do Parque das Bandeiras, Luzia dos Santos Sousa, contou que tem um filho que mora do outro lado da ponte e que a atravessa para visitá-lo. Já o morador e presidente da Associação da Gleba B, Luís Alberto Rodrigues Júnior, lembrou que o local é muito movimentado. “Passa muito carro por aqui, principalmente no horário de pico”. Luís Alberto mora do lado de cima da ponte e disse que também utiliza bastante o acesso.
 
 
Também participaram da inauguração da ponte, o vereador Filipe Marchesi, que agradeceu a atenção e o trabalho da Prefeitura com a região; o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; diretores e coordenadores de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com