Connect with us

Nossa Cidade

Ponto facultativo e feriado de Natal mudam a rotina no serviço público

Prefeitura de Campinas

O ponto facultativo na segunda-feira, dia 24 de dezembro, e o feriado de Natal na terça-feira, dia 25, alteram o esquema de funcionamento dos serviços prestados pelo governo municipal.
O expediente nas repartições públicas encerra na sexta (21), às 18h, e retoma na quarta (26), às 8h. Os atendimentos essenciais funcionam em esquema de plantão para atender aos casos emergenciais.
Veja a relação de serviços e os códigos telefônicos para solicitar atendimento emergencial:

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199.

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo Disque Guarda Municipal 153.

Disque CIMCamp – Atendimento 24h pelo telefone 153.

Sanasa/Água e Esgoto – O expediente administrativo encerra na sexta (21) e retoma na quarta (26), às 7h30. Durante estes dias, haverá equipes de plantão para execução de reparos emergenciais. Os serviços de atendimento ao cliente podem ser contatados por meio dos telefones: 3735-5000/0800 7721195.

Mercado Municipal – Abre normalmente no sábado (dia 22, das 7h às 18h), no domingo (dia 23, das 7h às 13h) e na segunda (dia 24, das 7h às 18h). Na terça-feira, feriado de Natal, ficará fechado e reabre novamente na quarta-feira, dia 26, às 7h.

Bosques – A Lagoa do Taquaral funcionará normalmente durante o período entre 5h e 22h. O Bosque abrirá no sábado, domingo e terça, das 6h às 19h. Lembrando que o Bosque dos Jequitibás fica fechado normalmente todas as segundas-feiras.

Torre do Castelo – No sábado (22) e no domingo (23), a Torre ficará aberta para visitação, das 10h às 12h e das 13h às 21h. Na segunda (24), não vai abrir. Na terça (25), feriado de Natal, a Torre funcionará das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Sistema de Atendimento 156 – O serviço de atendimento à população funcionará até sexta (dia 21) às 19h. Nos dias 22, 23, 24 e 25 ficará fechado e sem atendimento. O 156 volta a atender na quarta, dia 26, a partir das 7h.

Limpeza Urbana – Na segunda-feira, dia 24, a coleta de lixo domiciliar diurna sairá mais cedo, às 6h (o horário normal é às 8h) e o mesmo será feito com a coleta noturna, que começará às 16h (horário normal é 18h). No dia 25, feriado de Natal, só haverá coleta nos setores alternados. Não haverá coleta seletiva e nem varrição manual na terça-feira (25), feriado de Natal. Já a coleta hospitalar funcionará na segunda (24) para grandes geradores e no dia 25, terça, ficará suspensa. Nos outros dias, segue programação normal.

Sistema Público de Saúde – Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e os Pronto Atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande e São José atendem normalmente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192.
Todos os Centros de Saúde fecham no sábado (22) e na segunda 24 (ponto facultivo) e reabrem na quarta (26). As unidades que geralmente abrem aos sábados e estarão fechadas neste feriado são: Jardim Aurélia, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, DIC I, União dos Bairros, Ipê, Jardim Florence e Parque Valença.

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador) não vão funcionar nos dias 24 e 25 de dezembro (véspera e feriado de Natal). O serviço reabre nos dias 26, 27 e 28 de dezembro normalmente, às 7h30. A feira especial de Natal da Economia Solidária segue até o sábado, dia 22, das 9h às 17h, na Rua 13 de Maio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas e ao lado do CPAT, na Avenida Campos Sales, 427.

Ceasa Campinas – A área administrativa encerra as atividades nesta sexta-feira (21), às 16h25, e retoma na quarta (26), às 8h. Os mercados (de Hortifrutigranjeiros e de Flores e Plantas) funcionarão normalmente no sábado (22) e na segunda (24), das 6h às 13h. Na terça-feira (25), os mercados estarão fechados, retomando as atividades na quarta-feira (26) nos horários normais. O Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar seguirão o horário da área administrativa. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funciona na segunda (24) até as 12h, retornando as atividades na quarta (26), às 8h.

Trânsito e Transporte Coletivo – A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém os serviços essenciais e de emergência em atividade, durante o Natal, dia 25, terça-feira. As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente.
Por conta do grande fluxo de pessoas no Aeroporto de Viracopos e no Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” no período Natal, a Emdec reforça o efetivo de agentes da Mobilidade Urbana em 40%, entre 9h e 23h. Os esquemas operacionais têm como objetivo garantir a fluidez viária, facilitar a travessia de pedestres e coibir o desrespeito às leis de trânsito.
O serviço de atendimento presencial ao público ficará fechado na segunda (24), na terça (25). As atividades voltam ao normal na quarta (26) a partir das 12h. A sede da Emdec fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial. As solicitações da população para a Emdec podem ser feitas pelo canal de atendimento Fale Conosco Emdec 118.
O PAI-Serviço terá alteração no Natal. As datas de agendamento ficam da seguinte forma: Para agendar viagens para os dias 25 e 26 (terça e quarta), o usuário deve ligar hoje, sexta-feira, 21. E o usuário deve ligar na segunda, dia 24 para agendar para a quinta-feira, dia 27. Os agendamentos devem ser feitos pelo Fale Conosco Emdec 118, opção 2. O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, sócio-assistencial, educação, atividades diversas e trabalho. O serviço possui 47 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis.
O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado. O que fica suspensa é a retirada dos veículos na segunda (24) e na terça (25). O serviço volta ao normal na quarta (26) ao meio-dia. O Pátio fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João.
Os serviços de atendimento da Emdec no Poupatempo e subprefeituras do Ouro Verde e Campo Grande fecham segunda (24) e terça (25) e retomam na quarta, dia 26, ao meio-dia.

Procon – O atendimento no 151, nas unidades do Agiliza, Procon Móvel e sede Administrativa fica suspenso entre sábado e terça-feira – segue o expediente da Prefeitura. Nas unidades que atendem no Campinas Shopping e Poupatempo/Centro, o Procon abre no sábado (22) em horário normal e fica fechado no domingo, segunda, terça e quarta pela manhã. O atendimento presencial nas unidades do Poupatempo volta ao normal na quarta-feira, dia 26, a partir do meio-dia. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) normalmente no período.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com