Connect with us

Sumaré

Por meio de parceria, Prefeitura de Sumaré discute implantação na cidade de Centro da Mulher

 

Sumaré, 19 de junho de 2018.

 

Em mais uma ação de comemoração dos 150 anos de Sumaré, a Prefeitura de Sumaré está firmando mais uma importante parceria com a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic: a implantação de um Centro da Mulher na cidade, um espaço privativo de atendimento médico feminino. O secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti, reuniu-se na manhã de hoje, dia 19, com o coordenador da faculdade, Guilherme Succi, para iniciar as tratativas da instalação do espaço. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Cardoso, além de colaboradores municipais e o vereador Dirceu Dalben.

O Centro é um espaço de atendimento das mulheres, proporcionando privacidade, conforto e acompanhamento diferenciado para as pacientes. O local irá realizar atendimento ginecológico, obstétrico, além de encaminhamentos para exames específicos, como mamografia. A Prefeitura prepara um local adequado para a implantação do espaço, que deve ser inaugurado nos próximos meses.

“Essa é mais uma importante parceria com a São Leopoldo Mandic, no sentido de humanizar a Saúde de Sumaré – neste caso, oferecendo um atendimento especializado às mulheres. Temos cerca de 170 mil moradores dependentes do SUS (Sistema Único de Saúde) e, desse total, cerca de 60% são mulheres. Por isso, nossa intenção é criar um ambiente exclusivo para elas, para que sejam acolhidas com carinho e privacidade. Nos 150 anos de Sumaré, esse é mais um presente que queremos entregar para a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

A idealização do espaço é do Fundo Social de Solidariedade da cidade e da Secretaria Municipal de Saúde. “Pensando no acolhimento digno das mulheres, iniciamos um atendimento especializado na área social, com apoio permanente às mulheres, inauguramos a Sala do Bem na UPA Macarenko, um local de acolhida psicossocial para que essas mulheres sintam-se seguras, e agora expandimos para a assistência diferenciada na área da saúde. Em parceria com as secretarias municipais, fomentamos ações de atenção, suporte e apoio à classe feminina, oferecendo cada vez mais benefícios às nossas moradoras”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

“Sem dúvidas, é um importante projeto que vem contribuir neste processo de reestruturação e humanização do atendimento em Saúde. Atualmente, temos 800 gestantes realizando o acompanhamento na rede municipal, com consultas e exames e o Centro  irá auxiliar muito na assistência de qualidade às pacientes”, completou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

 “Agradecemos a oportunidade de poder participar desse projeto tão engrandecedor e que irá agregar tanto à população. Investimos nas parcerias com o setor público para que nossos alunos vivenciem a realidade de serviços vinculados ao SUS, é muito importante para a faculdade compartilhar nosso conhecimento com a comunidade, trazendo novas pesquisas, inovações e trazendo professores e alunos a campo para uma troca de experiências, contribuindo para o atendimento da população”,comentou o coordenador da Faculdade, Guilherme Succi. 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com