Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito amplia estudos para definir obras contra enchentes na cidade

Prefeito amplia estudos para definir obras contra enchentes na cidade

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, iniciou, na manhã desta terça-feira, 12 de janeiro, a elaboração do Termo de Referência, documento no qual estarão definidas todas as medidas e obras necessárias para combate a enchentes e transbordamentos nos pontos mais críticos da cidade, nos períodos de chuva.

“Vamos atualizar e a ampliar os estudos, por meio das equipes das áreas de Serviços Públicos, Infraestrutura e Sanasa, para, envolvendo questões técnicas e econômicas, definir as medidas de contenção necessárias para enfrentar as enchentes nos pontos mais críticos”, disse o prefeito Dário Saadi.

Os estudos existentes identificam a necessidade de ampliação da vazão conduzida pelos canais de córregos e ribeirões; a construção de piscinões; e redimensionamento de redes de galerias pluviais, e outras necessidades que possam surgir agora. Os custos estimados das obras serão definidos.

Os principais pontos onde ocorrem as enchentes são as microbacias do Ribeirão Anhumas, que incluem o córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia; o córrego Proença, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul); e principalmente na cabeceira do Ribeirão Anhumas, no trecho da Avenida Princesa D´Oeste, que vai do Jardim São Fernando até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Anhumas, na região da Rodovia D. Pedro I, incluindo o Guará, no distrito de Barão Geraldo; o córrego Piçarrão, na bacia do Piçarrão, área do antigo Curtume, na Vila Industrial; a área do antigo Kartódromo, no Parque Taquaral, perto da Lagoa do Taquaral; e a Avenida Paulo de Camargo Moraes, no Jardim Campos Elíseos.

Desde 2007 várias análises foram feitas, as quais dão subsídios para o desenvolvimento de alternativas até o atual estudo, mas não contemplavam todos os pontos, que foram incluídos agora.

Participaram da reunião os secretários de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; e o presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior.

Obra contra enchente em andamento

Está em andamento a obra de macrodrenagem na bacia do Ribeirão Quilombo, a construção de uma barragem com capacidade de volume de reservação de 363 mil metros cúbicos de água (363 milhões de litros), para conter inundações no entorno do córrego da Lagoa, que faz parte da bacia do Ribeirão Quilombo e abrange os bairros Jardim Campineiro, Jardim São Marcos e Jardim Santa Mônica, região norte da cidade. A previsão é de que esta obra seja concluída até o fim deste ano.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com