Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito apresenta experiência de Campinas com atestado sanitário para FNP

Os membros da diretoria executiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) discutiram em reunião nesta segunda-feira, dia 24, temas como o enfrentamento à pandemia de covid-19, transporte público e investimentos em educação. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do encontro virtual como vice-presidente de Saúde da entidade e abordou temas como a solicitação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde para liberação dos autotestes de detecção de covid-19 e a experiência de Campinas com o atestado sanitário.

Segundo o prefeito, o uso de autotestes já é consolidado em países mais desenvolvidos e pode ajudar a diminuir o fluxo de pessoas que vão até os serviços de saúde apenas para fazer o teste. A Agência informou que aguarda definições do Ministério da Saúde sobre a política pública que liberará a utilização dos autotestes pela população. A posição da Anvisa é aguardada para os próximos dias. 

A emissão de atestados sanitários de três dias para pessoas com sintomas gripais leves ou contactantes de pacientes positivos para covid-19 também foi tema da fala de Saadi. Ele ressaltou que a experiência de Campinas, pioneira na adoção da prática, pode ajudar outros municípios do País. Ao garantir agilidade e evitar que a pessoa que tem direito ao atestado precise se dirigir até uma unidade de saúde, a estratégia diminui o fluxo nos serviços e a circulação de pessoas que possam estar com o vírus. “Apenas nos primeiros dez dias, o atestado sanitário tirou quase 3 mil pessoas das filas das unidades de saúde. São pacientes que não vão precisar aguardar por atendimento junto a pessoas com sintomas de maior gravidade”. 

Os pedidos são direcionados para um profissional de saúde (autoridade sanitária) do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde, que entra em contato com o solicitante por meio do telefone cadastrado. Depois de validadas as informações, o atestado é enviado por e-mail em até 24h. O documento também orienta procurar uma unidade de saúde em caso de agravamento do quadro. O atestado sanitário de Campinas pode ser solicitado via internet, no endereço https://covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario, ou pelo telefone 160.

Saadi também ressaltou a importância de que a vacinação avance no Brasil com a distribuição de vacina para a imunização de crianças e garantia da dose adicional aos demais grupos.  

A reunião foi conduzida pelo prefeito de Aracaju (SE) e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira Filho, que ressaltou a continuidade da luta da FNP pela liberação dos autotestes pela Anvisa e distribuição justa dos testes enviados pelo Ministério da Saúde aos estados e aos municipios. Segundo ele, na atual fase da pandemia, “isso é fundamental”. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com