Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito assina acordo para facilitar a compra da vacina CoronaVac

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), formalizou nesta terça-feira, 22 de dezembro, um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para facilitar, às médias e grandes cidades, a aquisição da vacina CoronaVac.

O documento foi assinado por Jonas Donizette e pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em São Paulo. O secretário municipal de saúde, Carmino de Souza, esteve presente no encontro.

O protocolo é uma espécie de parceria para facilitar a negociação de um acordo definitivo para a compra da vacina. “Estamos celebrando aqui um acordo em que dizemos sim, sim nós desejamos que o nosso povo brasileiro seja vacinado, confiamos na história do Instituto Butantan”, declarou Jonas Donizette.

Ainda segundo o prefeito, é preciso reconhecer que “se por um lado tem-se um dos maiores desafios e dramas que a humanidade já enfrentou, há também a resposta do lado da ciência, talvez a mais rápida que já se teve. Muitos cérebros, muita gente pensando em busca de uma solução, e a gente sente que está muito perto disso”.

Embora defendendo a imunização para todos e em todo o território nacional, Jonas Donizette defendeu prioridades. “Além dos idosos, os profissionais de saúde me preocupam muito, porque eles estão muito desgastados. Se esse foi ano difícil para todos, imaginem para quem trabalha na ponta, nos hospitais, cuidando de quem fica doente?”, questionou.

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, será ofertado um quantitativo de 4 milhões de doses. “O nosso compromisso é com a vida das pessoas, sobretudo das mais vitimadas e aí não há dúvida que os profissionais de saúde estão na frente da batalha dessa pandemia e precisam ser vacinados o mais rapidamente possível”, disse.

De acordo com o documento assinado pelas instituições, a previsão de fornecimento da vacina é janeiro de 2021.

No texto, a FNP e o Butantan consideram que a vacina está em estágio avançado de desenvolvimento e os ensaios clínicos realizados no Butantan, no Brasil, mostram resultados promissores; que já foi feita oferta das vacinas que a Fundação Butantan produzirá ao Ministério da Saúde do Brasil; que a intenção primeira é efetivamente prestigiar o Programa Nacional de Imunização e o próprio SUS; e que a posse de uma vacina não só permitirá melhorar substancialmente os cuidados de vida e saúde dos habitantes do país, mas também possibilitará o pleno restabelecimento das atividades econômicas e sociais.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com