Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito Dário Saadi recebe 49 novos profissionais do Mais Saúde Campinas

O prefeito Dário Saadi recebeu nesta quinta-feira, 1 de abril, em cerimônia virtual, os 49 novos profissionais do programa Mais Saúde Campinas, que passam a atuar junto das equipes de Saúde da Família nas unidades básicas de saúde da cidade.

Esses profissionais foram aprovados no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e, segundo o prefeito, a atuação dos residentes será importante não apenas para a especialização nas diversas áreas, mas também para melhorar qualificação do atendimento à saúde da população.

“Vocês chegam em um momento difícil da pandemia, em que o Sistema Único de Saúde está sendo testado acima de seu limite. Estamos com 170 pessoas esperando vagas de internação no SUS, a rede hospitalar está muito pressionada, mas estamos dando respostas pela estrutura que possuímos e pelas pessoas que trabalham na rede e que acreditam no SUS”, afirmou Dário.

A rede municipal conta com outros 27 residentes que estão atuando desde 2020. O programa contava com residência em enfermagem, fisioterapia e nutrição. Neste ano, incorporou mais sete profissões: odontologia, serviço social, terapia ocupacional, educação física, farmácia, fonoaudiologia e psicologia.

O programa poderá chegar a ter até 120 residentes em um ano. A residência tem duração de dois anos, com carga de 60 horas semanais, período em que os residentes recebem bolsa auxílio do Ministério da Saúde, de R$ 3.330,43.

A residência existe desde 2016 no município, em conformidade com a regulamentação dos ministérios da Saúde e da Educação e, na última quarta-feira, 31 de março, a Câmara aprovou lei que regulamenta o programa em Campinas. A legislação aprovada define que o Programa Mais Saúde Campinas será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria poderá celebrar convênios e estabelecer parcerias com instituições de ensino superior públicas ou privadas, para a cooperação técnico-científica para o desenvolvimento dos Programas de Residência Multiprofissional e o desenvolvimento de ações de integração de ensino e serviços no SUS Municipal no âmbito dos programas de pós-graduação dos cursos na área da saúde.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com